top of page
  • Por Hellen e Monique

Fortalecimento de Power House e Cadeia Posterior com a Overball no Wall


Um dos maiores desafios ao praticar Pilates é a briga com o nosso próprio corpo e saber controlar as temidas compensações. Movimentar uma articulação sem prejudicar outra, fazer uma correção em um lugar sem perder o alinhamento de outro.

No exercício proposto trabalhamos a estabilidade e a mobilidade da coluna, o Power House e cadeia posterior do tronco e membros inferiores.

Posição Inicial: De barriga para baixo com a cabeça voltada para o lado oposto aos olhais em que as molas estão fixas, apoio sobre os antebraços, púbis sobre a Overball, e joelhos no estofado. As alças encaixam-se na região posterior dos calcanhares com os pés próximos ao aparelho e em Base Pilates.

Movimento: Flexionar os joelhos puxando as molas. Estender as pernas. Esticar os cotovelos levando o apoio para as mãos, estendendo também o tronco.

Pontos Importantes:

  • Tanto na flexão dos joelhos quanto na extensão do tronco é necessária uma forte ativação do Centro de Força para que não ocorra sobrecarga na lombar.

  • Ao flexionar as pernas deve-se tomar cuidado para não exagerar na amplitude e contrair o glúteo e o abdômen para impedir que ocorra anteversão pélvica e extensão lombar. O praticante leva o púbis para o umbigo e o mesmo para dentro e para cima, como se fosse guardá-lo por dentro do gradil costal.

  • Na extensão do tronco essa ativação do Core faz com que o movimento seja distribuído de maneira uniforme por toda a coluna e ela não aconteça apenas nas regiões mais móveis.

  • A musculatura acionada na Base Pilates auxilia na estabilização do complexo lombopélvico.

  • É necessário ficar atento ao posicionamento da cintura escapular. O peito permanece aberto e imagina-se que a dobra posterior da axila vai girar para baixo e para trás.

  • A cervical permanece longa e em harmonia com o restante da coluna. Desta maneira a cabeça não anterioriza quando o tronco está reto e nem é jogada para trás quando o tronco estende.

Foi descoberta mais uma causa do aquecimento global: os incêndios criminosos causados pelos instrutores nos músculos dos alunos.

Veja mais:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page