top of page
  • Por Hellen e Monique

Base Pilates


base pilates stance

Ao desenvolver seu método Joseph pensou e regrou absolutamente tudo. Todo o posicionamento do corpo é especificado por ele. Uma de suas orientações é a Base Pilates usada em quase todos os seus exercícios nos diversos aparelhos. Ela foi concebida para facilitar e aumentar a ativação dos músculos do power house e fazer a conexão do centro do corpo com os membros inferiores.

As pernas devem estar unidas, pressionadas uma contra a outra e levemente rodadas para fora. Os pés acompanham a rotação externa do fêmur, levando os calcanhares a estarem juntos, também com uma leve pressão entre eles, enquanto os dedos estão afastados a uma angulação aproximada de 30 graus.

base pilates stance

Esta é uma posição poderosa porque para mantê-la é preciso ativar os glúteos, assim como outros músculos estabilizadores profundos do quadril como os gêmeos e os obturadores, por exemplo. Cabe ressaltar que a pelve é mantida neutra, os glúteos são ativados em uma intenção de unir os ísquios e não de fazer uma retroversão pélvica. A Base Pilates também age nos músculos do períneo facilitando sua contração, orienta a ativação correta dos músculos abdominais acionando o transverso do abdômen e permite a entrada dos adutores para ajudar na estabilização da bacia. O que acontece é uma organização que chama atenção para o centro do corpo de onde deve partir a força para execução de cada movimento.

A Base Pilates gera o posicionamento correto da pelve, que junto com a leve rotação externa das coxas leva à abertura da coxofemoral e, com isso, a uma diminuição da tensão dos flexores de quadril que erroneamente cismam em se meter na execução dos movimentos, às vezes até roubando a cena do músculo alvo, sendo o caso de exercícios como o Elefante no Reformer, o Pull Up na Cadeira, entre tantos outros. Por isso devemos manter o foco na manutenção constante da base para que o exercício siga de acordo com seu objetivo.

base pilates stance

Por esses tantos motivos ela é usada mesmo em exercícios com pernas separadas como é o caso do Single Leg Stretch e Criss Cross da série de Mat e a Short Box Serie no Reformer, por exemplo.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page