top of page
  • Por Hellen e Monique

Fortalecimento de Oblíquos Abdominais com a Alça de Mão no Reformer


Para ter força no abdômen é preciso ter antes de tudo muita força de vontade. Isso porque são muitas compensações que podem acontecer e o trabalho se dissipar para outras regiões do corpo. E quando falamos em Pilates e todos os detalhes envolvidos nesse Método, alcançamos um potencial ainda maior de trabalhar essa musculatura.

O exercício proposto no vídeo tem como objetivo fortalecer o Power House e braço, sendo que o uso da resistência para o membro superior tem como foco maior desafiar o centro e não a extremidade.

Posição Inicial: Retirar as ombreiras do Reformer e deitar em decúbito dorsal. Uma das mãos segura a alça (no vídeo, a direita) e aponta-a para o teto com o cotovelo estendido, enquanto a mão contralateral (esquerda) apóia na nuca. Joelhos e coxofemoral flexionados a 90 graus e em Base Pilates.

Movimento: Simultaneamente elevar a parte superior do tronco com rotação, levando a alça em direção ao quadril oposto e estender os membros inferiores. Mantendo a posição das pernas e a flexão do tronco, desfazer a sua rotação abduzindo horizontalmente o braço direito. Rodar novamente o tronco para a esquerda junto com o movimento do membro superior. Retornar à posição inicial.

Pontos Importantes:

  • Começar o movimento pela ativação do Centro, ativando o abdômen e os estabilizadores escapulares, jamais sobrecarregando o pescoço.

  • Enquanto há a sustentação da flexão do tronco não basta só manter a contração da musculatura abdominal, mas sim, tentar intensificá-la o tempo todo.

  • Levar os membros inferiores a uma altura que não implique compensações em anteversão pélvica e extensão lombar. Acionar o Power House e Base Pilates é importante para não perder a estabilidade.

  • Pressionar um calcanhar contra o outro fazendo com que essa força parta dos glúteos e não apenas dos adutores. Ao estender as pernas, imaginar que fechou um zíper desde os calcanhares até o bumbum.

  • Executar os movimentos de tronco e braço sem permitir que a bacia deslize para a lateral. Para isso é importante fazer todas essas contrações citadas nos outros itens e também controlar a amplitude de movimento.

Durante os exercícios abdominais é preciso manter o pensamento positivo e o abdômen negativo. Pedimos gentilmente que não confundam. Obrigada.

Veja mais:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page