- Por Hellen e Monique
Variação do Horseback no Barril com a Faixa Elástica
O Horseback é um clássico que desafia o Centro de Força, trabalha a mobilidade em flexão da coluna (Curva C) e fortalece os adutores. Originalmente é o único exercício que trabalha em rotação interna de coxa e somente era passado para pessoas com geno varo. No entanto, podemos fazer ativando os glúteos e evitando a rotação interna se o aluno for geno valgo, por exemplo. No vídeo, mostramos uma variação na qual usamos a faixa elástica para fortalecer braços e que também serve de propriocepção para o arredondamento da dorsal.
Posição Inicial: Montado sobre o arco do Barril, sentado próximo a extremidade de trás, joelhos estendidos, pés em flexão dorsal. Braços ao lado do corpo com os cotovelos fletidos a 90 graus, faixa elástica nas mãos. Coluna ereta e em posição Neutra.
Movimento: Enrolar a coluna a frente fazendo pressão das coxas contra o aparelho ao mesmo tempo em que os cotovelos esticam com os braços indo à frente do corpo e os tornozelos fazem flexão plantar. Sustentar a posição, fazer uma abdução horizontal dos membros superiores e, após, retornar até alinhá-los de novo aos ombros. Voltar a flexionar os cotovelos, desenrolar a coluna e fazer a flexão dorsal para voltar à posição inicial.
Pontos Importantes:
Enrolar a coluna como um todo. Normalmente a cabeça tende a avançar ou o queixo a colar no peito. Também nota-se muitas vezes um enrolamento apenas na dorsal, enquanto a lombar fica neutra ou até em extensão. O Horseback é um exercício que trabalha principalmente a flexão lombar harmonicamente ao resto da coluna, por isso esta região deve enrolar.
O objetivo não é tombar a coluna fazendo a flexão do quadril, mas manter o espaço desta articulação e flexionar o tronco.
Ao movimentar os braços deve-se manter a cintura escapular estável, não havendo elevação nem enrolamento dos ombros.
Avance o tronco sem perder o equilíbrio ou a estabilidade da coluna, mesmo que no início o movimento fique pequeno.
Faça a variação sem o acessório primeiro para aprender o movimento antes de desafiá-lo.
A vida é muita curta para ficar esperando o príncipe encantado vir a cavalo para lhe deixar de pernas bambas de paixão, então corre para o estúdio que seu instrutor encantado colocará você no cavalo e, mesmo que o motivo não seja tão apaixonante, o efeito final será o mesmo: pernas trêmulas. ;)
Veja mais: