top of page
  • Por Hellen e Monique

Variação do Flat (Série Short Box) com o Magic Circle no Barril


O Flat faz parte da série Short Box do Pilates Clássico e é executado no Reformer, no Barril e ainda no Cadillac (série do Reformer no Cadillac). Ele trabalha o fortalecimento do Power House e alinhamento do tronco (Caixa). Na versão Contemporânea mostrada no vídeo adicionamos um fortalecimento de membros superiores utilizando o Magic Circle e movimentamos o braço alterando a alavanca do exercício.

Posição Inicial: Sentado no estofado do Barril de frente para a escada e com as pontas dos pés encaixadas entre os dois primeiros espaldares. A bacia está apoiada um pouco à frente do topo do arco, os membros posicionam-se afastados na largura dos quadris com os joelhos flexionados. A coluna permanece reta. As mãos seguram o Círculo na altura do peito com os cotovelos estendidos.

Movimento: Levar o tronco para trás como em um movimento de abrir um compasso. Subir os braços até que cheguem na linha das orelhas. Trazer o tronco novamente à posição vertical. Descer o Círculo até a linha do peito. Após algumas repetições inverter o sentido.

Pontos Importantes:

  • Crescer a coluna axialmente, em especial, a região lombar. Para isso, ativar o Centro de Força e empurrar os calcanhares para frente através do acionamento dos glúteos.

  • Manter constante a distância entre as costelas e a bacia, tanto na parte anterior do tronco quanto na posterior. Isto significa que a coluna não estende e nem flexiona e o eixo do movimento é na articulação do quadril. A bacia mexe-se como se fosse um vaso tombando para trás e depois voltando a ficar em pé.

  • Começar com amplitudes menores, focando muito mais em estabilizar o tronco do que em fazer uma descida grande.

  • Sustentar uma pressão contra o Círculo sem travar os cotovelos. Caso o aluno sinta tensão na parte anterior dessa articulação, lembrá-lo de flexionar levemente e descer ainda mais as escápulas. Pensar que o acessório está sempre sendo puxado para longe enquanto os estabilizadores escapulares puxam-no de volta.

Nem a fantasia de Halloween mais horripilante é capaz de aterrorizar tanto quanto um instrutor em um dia inspirado.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page