top of page
  • Por Hellen e Monique

Fortalecimento de Membros Superiores Sentado no Cadillac


O exercício proposto pode ser aplicado a outros grupos de alunos, mas é ótimo para as gestantes. Essa posição sentada com as pernas afastadas oferece um conforto para a barriguinha, permite trabalhar os adutores de coxa ao pressionar o aparelho, além do abdômen para estabilizar o tronco e tudo isso de uma maneira segura. Além dos objetivos já citados, fortalece os membros superiores.

Posição inicial: sentado como se estivesse montado em um cavalo, com as coxas abduzidas e pernas pendentes para fora do aparelho. O tronco permanece perpendicular ao solo com o peso do corpo sobre os ísquios. Os cotovelos estão estendidos e as mãos seguram as alças que estão conectadas a molas vindo da barra móvel do Cadillac.

Movimento: desenhar os círculos com os braços abduzindo horizontalmente os ombros até a linha do tronco, descer em direção aos quadris e retornar subindo e fechando os braços à frente do corpo. Executar também no sentido oposto.

Pontos importantes:

  • Quanto mais força o aluno fizer para as pernas pressionarem o aparelho, menor será o trabalho do abdômen para estabilizar o tronco. Mas mesmo que o instrutor queira dar ênfase nos adutores de coxa, deve estimular o praticante a ativar cada vez mais o Centro de Força..

  • Caso o objetivo do instrutor seja focar no abdômen, é importante observar se o pilateiro consegue se estabilizar com a carga que está sendo usada, principalmente no caso de gestantes, idosos e alunos com patologias de coluna. Em nenhum momento a dor na coluna é aceitável.

  • As grávidas tendem a ter a lordose lombar cada vez mais acentuada devido ao centro de gravidade deslocar-se anteriormente, portanto precisamos ter o dobro de atenção para que elas consigam manter a coluna bem posicionada, com o cóccix apontando para o chão e o topo da cabeça para o teto.

  • Os estabilizadores escapulares devem estar funcionando a todo vapor, trabalhando para manter os ombros baixos e o peito aberto.

Em tempos de crise aproveite para distribuir brindes para as gravidinhas: ofereça um exercício para os braços em que ela leve de presente também pernas e abdômen fortalecidos.

Veja mais:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page