top of page
  • Por Hellen e Monique

Variação do Spine Stretch na Cadeira


O Spine Stretch faz parte do repertório básico do Pilates Clássico. Tem como objetivos trabalhar o Power House, a respiração, a curva C e a mobilidade da coluna. Ele prepara para os próximos (dolorosos e deliciosos) exercícios da sequência Original: Stretch e Press Down - Teaser.

A variação que propomos no vídeo inicia apenas com o movimento dos braços, focando no alinhamento escapular e crescimento axial e depois combina com o enrolamento da coluna, como na versão criada por Joseph.

Posição inicial: Sentado de frente para o pedal da Chair, mãos apoiadas sobre ele na largura dos ombros com os cotovelos estendidos. As as pernas ficam separadas e por fora da base do aparelho.

Movimento: Baixar o pedal mantendo a extensão dos cotovelos e pensando em empurrar cada vez mais as escápulas para baixo e crescer ainda mais a coluna. Retornar o pedal para depois repetir o mesmo movimento dos braços mas agora formando um grande C na coluna, afundando bem o peito, as costelas e o abdômen e expirando até esvaziar completamente os pulmões. Depois voltar à posição inicial, aumentando o espaço entre as vértebras e imaginando que o topo da cabeça está sendo puxado para o teto.

Pontos importantes:

  • Ativar os glúteos e períneo, pensando como se o corpo quisesse elevar-se do chão.

  • Não é necessário fazer o pedal descer até o final. É mais importante manter o alinhamento e não provocar um achatamento da coluna com a tentativa de conseguir uma amplitude grande.

  • Caso o aluno não seja flexível, pedir para que ele mantenha os joelhos com um pouco de flexão.

  • Fazer o C na coluna é uma tarefa que vai ficando gradativamente mais difícil, e às vezes até incômodo, no decorrer da gravidez devido ao volume abdominal. O ideal é sempre respeitar as mudanças que acontecem no corpo da gestante e aplicar exercícios adequados a cada fase.

Em um exercício aparentemente simples temos dois grandes desafios: contrair sem achatar e enrolar a coluna e não o instrutor. Qual seria o maior deles?

Veja mais:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page