- Por Hellen e Monique
Variação da Ponte com o Magic Circle no Cadillac
Alguns chamam esse tipo de exercício no Cadillac de Parakeet, Shoulder Roll Down ou simplesmente Ponte. O que interessa é que quando bem feito promove bons resultados: mobiliza a coluna, trabalha a estabilidade pélvica, fortalece o Power House, glúteos e isquiotibiais. E essa pitada de instabilidade provocada pelo Magic Circle deixa tudo mais intenso.
Posição inicial: Deitado em decúbito dorsal com uma perna flexionada e com a sola do pé sobre o círculo e a outra estendida e com a ponta do pé apoiada na barra torre. Esta encontra-se presa com o cinto de segurança e possui uma mola vindo de baixo. Os braços permanecem alongados junto ao tronco.
Movimento: Com o Centro de Força acionado, elevar a bacia tirando vértebra por vértebra do estofado dividindo o peso entre os membros inferiores. É preciso manter o alinhamento da pélvis, que tende a fazer rotação e anteversão. Sustentando no alto, o praticante realiza um movimento de flexão e extensão do joelho que está na barra torre e depois retorna desenrolando a coluna.
Pontos importantes:
Alguns alunos sentem desconforto ao realizar até a variação mais simples da Shoulder Brigde e na maioria dos casos existe um erro de execução. Portanto, para executar corretamente o exercício proposto, o aluno deve dominar bem as formas mais simples desse movimento.
O movimento de subida é feito até que o apoio do corpo fique sobre as escápulas e as costelas mantenham-se fechadas, ir além desse ponto significa sobrecarregar a cervical e a lombar.
Orientar o pilateiro quanto a instabilidade causada pelo acessório, exigindo cautela e controle.
Conectar o corpo inteiro, mantendo a atenção também no alinhamento da cabeça e membros superiores.
Muitos alunos gostam que os instrutores tragam novidades, mas quando o assunto são os princípios do Pilates, temos mais é que ser repetitivos.
Veja mais: