top of page
  • Por Hellen e Monique

Fortalecimento de Oblíquos e Braços no Barril com a Faixa Elástica


Como observamos em muitos estúdios, o Barril é aquele aparelho que fica lá no fundo usado no fim da aula para alongar. Existem dois motivos para isso: o primeiro é que a maioria dos exercícios feitos nele é difícil e o segundo é que muitos instrutores não são fãs, por isso não o exploram devidamente. O que é uma pena!

O exercício do vídeo é feito na posição básica do Original Side Sit-Ups e mantém os oblíquos trabalhando de forma isométrica enquanto fortalecemos também os deltoides, tríceps, romboides e estabilizadores da cintura escapular com a faixa elástica.

Posição Inicial: Bacia apoiada lateralmente no arco do Barril. O pé de cima se fixa atrás na primeira trave do espaldar (de baixo para cima) enquanto o de baixo na frente, ou seja, pegando o exemplo do vídeo em que o lado esquerdo da bacia está apoiado, o pé direito fica atrás e o esquerdo na frente. Com um nó amarramos a faixa elástica na última trave do espaldar. A mão direita vai para nuca com o cotovelo orientado na linha da escápula e a direita pega a faixa.

Movimento: O aluno vai sustentar a posição do tronco em flexão lateral, sem deixar a pélvis rodar, para isso as pernas devem estar ativas, empurrando as traves para longe. Então, ele faz a abdução horizontal do ombro até a linha do corpo com o cotovelo estendido. É necessário orientá-lo quanto a abertura do peito e o direcionamento dos ombros para longe da orelha. Mantendo a posição do braço, ele flexiona e estende o antebraço e retorna à posição inicial com o braço esticado, controlando o movimento e dominando a faixa elástica.

Olhando o vídeo pode parecer que está fácil para os oblíquos, mas é um ótimo trabalho de fortalecimento para este grupo muscular.

Misture um instrutor de Pilates com todos os conceitos do método em sua cabeça + um estúdio cheio de acessórios e aparelhos ao seu dispor + algumas horas diárias no local = tortura deliciosa saindo fresquinha!

Veja mais:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page