• Por Hellen e Monique

Indo em Frente, mas Sempre Respeitando os Limites


Quando Pilates criou seu método fez de forma que um movimento preparasse para o próximo. Suas sequências tem ordem lógica para o desenvolvimento do corpo, fazendo-o capaz de realizar tarefas que ficam gradualmente mais difíceis.

Cada exercício começa básico, passa para intermediário e só então chega na variação avançada e nunca é permitido queimar etapas. Assim, os músculos do centro do corpo, o alvo do método, vão se desenvolvendo e fortalecendo, enquanto ganhamos mobilidade e flexibilidade.

É muito legal ver nosso corpo progredir e então perceber como o mesmo exercício ganha novas nuances conforme nos tornamos mais fortes. Devemos avançar sim, mas com responsabilidade e de acordo com as progressões estabelecidas. Da mesma forma temos que respeitar os limites e possibilidades de nossos alunos.

Nem todo mundo chegará aos avançados. Isto não é uma derrota. O objetivo do método Pilates é ensinar o praticante a se mover melhor para realizar suas tarefas diárias com qualidade e evitar lesões. Se mesmo a série iniciante for feita com qualidade já é possível atingir essas metas, por isso, os avanços devem ser feitos de acordo com as habilidades e necessidades de cada indivíduo. A demanda de um atleta de vôlei difere de uma gestante, de um idoso, de um sedentário, de um bailarino, de um triatleta e assim por diante. Nós, instrutores, temos que ter a sensibilidade e estar muito bem preparados para reconhecer essas diferenças e saber quando avançar e até retroceder caso notemos que fomos longe demais. O método é mais sobre como se chega do que onde se chega.

Toda atenção é pouca para entreter, desafiar e treinar nossos alunos na medida certa. Praticar é necessário a todo profissional de Pilates, sentir faz parte do trabalho. Estude, pratique e conheça seu cliente, esta é a fórmula do sucesso.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.