• Por Hellen e Monique

Pilates Chair


A Cadeira é um dos muitos aparelhos inventados por Joseph e tem esse nome porque a ideia para sua concepção foi realmente tirada de uma poltrona como mostra o vídeo. Pilates tinha o dom de transformar simples objetos em verdadeiras máquinas capazes de trabalhar todo o corpo.

A Wunda chair é tão versátil quanto o Reformer ou Cadillac, permitindo exercícios com o aluno deitado (em vários decúbitos), sentado ou em pé trabalhando todos os grupos musculares. Nela, ele desenvolveu variações para clássicos de Mat como a Teaser e o Spine Stretch Foward, por exemplo. Por ter pequenos pontos de apoio, proporciona certa instabilidade que ao mesmo tempo dá suporte e treina o equilíbrio do praticante que além de melhorar sua flexibilidade e força, ainda trabalha a coordenação motora e o controle e, assim, o aparelho se torna uma boa opção para desafiar o aluno.

Os alunos gentilmente a apelidaram de "Cadeira Elétrica", isso deveria ser classificado como bullying :), mas apenas retrata a dificuldade de seu repertório, o que às vezes levam-nos a executar os exercícios de forma rápida "para se livrar deles". Esse comportamento é muito comum e deixa o movimento pobre e descontrolado. Não podemos deixar isso acontecer, afinal o nome original do método é Contrologia. Por isso, é importante lembrar ao aluno que ainda estamos no Pilates e tudo deverá ser feito conforme as regras. Quanto aos instrutores é importante evoluir o cliente de maneira segura para que esse aumento do desafio seja usado a nosso favor, servindo para desenvolver novas habilidades capazes de faze-lo melhorar sua performance em todos os outros aparelhos.

A melhor dica para que o aluno mantenha o controle, e a calma, é a mesma dada no Reformer: controle a volta do movimento. Devemos ter atenção na ida e redobrar a atenção na volta do pedal, o que no caso da Wunda Chair significa dizer que o pedal não empurra o aluno, o aluno é que empurra o pedal, mesmo em seu fechamento. Parece loucura, né? Mas faz toda a diferença.

Veja alguns exercícios aqui.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.