top of page
  • Espaço Fluir

Epicondilite Lateral

Consiste em uma condição degenerativa que atinge um grupo de tendões que trabalham na extensão do punho e dedos. Eles se fixam em um ponto comum chamado Epicôndilo Lateral, uma proeminência óssea localizada na parte lateral do cotovelo. É chamada também de Cotovelo de Tenista, mas na grande maioria dos casos acomete não esportistas e é mais comum na quarta e quinta décadas de vida.

A sua causa é a sobrecarga da musculatura citada que pode acontecer nos gestos esportivos, movimentos repetitivos em atividades manuais, posicionamento errado na musculação (ou até no Pilates) e também no computador (quando o antebraço permanece apoiado sobre a mesa e o punho se dobra para cima para manusear o mouse e o teclado).

A queixa principal do paciente é a dor, geralmente localizada no cotovelo mas que pode se irradiar pelo antebraço. Apesar da localização do sintoma, não há acometimento na articulação do cotovelo já que a origem do problema se encontra no punho.

O tratamento baseia-se em corrigir a causa, o que por si só já será capaz de reduzir o quadro álgico. O uso do gelo, Ultrassom e faixa tensora auxiliam, porém sozinhos não resolvem o problema.

Agora entrando no mundo do Pilates, a conduta do instrutor será fazer uso de alças ajustáveis de punho (aquelas com velcro) em vez das alças de mão tradicionais. Isso evitará qualquer esforço sobre a área acometida. Exercícios em que o punho sustente o peso do corpo estão proibidos nessa fase. E acima de tudo, o feedback do praticante precisa ser levado em conta. Em caso de dor ou desconforto mesmo tomando essas medidas, o melhor caminho é mudar a estratégia.

pilates e epicondilite

É importante também orientarmos quanto à postura correta ao computador e outras atividades que possam provocar lesões, indicar pausas periódicas e alongamentos para prevenir a sobrecarga das estruturas. Além disso, pilatear melhora a conscicência corporal, fazendo com que haja maior atenção à organização do corpo e reduzindo a chance de novas lesões.

Uma dor de cotovelo (de qualquer gênero) não é motivo para se afastar do Pilates, ok? ;)

Hellen e Monique :)

Tags:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page