top of page
  • Espaço Fluir

Pilates com Acessórios

Pilates começou a montar seu método (Contrologia) com uma série de solo e com o tempo criou seu primeiro aparelho, o Universal Reformer. Mais tarde vieram os outros e muitos dos exercícios (como The Hundred, Swan Dive e Teaser, por exemplo) da série de MAT foram adaptados para serem realizados em seus equipamentos.

Hoje em dia com a tecnologia a nosso favor, surgiram diversos acessórios que fazem nossas aulas mais coloridas, diversificadas e divertidas.

Engana-se quem acha que os acessórios apenas dificultam, eles podem também facilitar um exercício, como por exemplo, dando apoio às pernas em diversos tipos de abdominais (que é o caso da foto, em que a gestante ao usar a bola sob os pés diminui a sobrecarga) e podem ser usados para que o instrutor adapte um exercício ou variação para aqueles alunos que não conseguem fazer o movimento sem ajuda.

É verdade que eles também são usados para aumentar e muito o grau de dificuldade dos exercícios, mas temos que lembrar que o aluno só deve evoluir quanto puder fazer a variação mais simples com segurança e domínio.

Muitas vezes os acessórios são usados para gerar instabilidade e com isso aumentar o recrutamento muscular porque adicionamos mais uma condição ao exercício, mas tenha cuidado ao usá-los desta forma em gestantes e idosos, use com muita cautela ou não use.

Nestes dois casos, simplesmente não vale o risco. O objetivo não é trabalhar o equilíbrio desta maneira, mas sim tentar manter o alinhamento postural.

A terceira idade pode fazer uso de bases instáveis, mas sempre com o instrutor ao lado dando suporte e usando-as de forma consciente, sem exageros desnecessários.

Sempre que passamos um exercício temos que pensar nos seus objetivos para aquele aluno em especial. No que ele pode ser útil na vida do paciente? Com isso na cabeça, faça um bom uso de seus acessórios e divirta-se.

Hellen e Monique :)

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page