Tendinite na Pata de Ganso

26.01.2015

Pata de ganso é o nome dado a junção dos tendões de três músculos da coxa (sartório, grácil e semitendinoso) pelo complexo ter essa aparência. Sua principal função é fazer a flexão do joelho, mas também auxilia e ajuda a conter a rotação medial e o estresse em valgo.  

 

A tendinite acontece por diversos motivos como: grau elevado de genuvalgo, pés pronados ou chatos, obesidade, algum problema que deixe o joelho mais instável (como artrose, por exemplo), praticantes de esportes que não fazem preparo físico direcionado, encurtamento severo dos músculos posteriores da coxa. A dor é sentida na parte interna da perna logo abaixo do joelho, principalmente ao flexioná-lo, ao toque do calcanhar no chão durante a marcha e ao subir e descer escada.   

 

O tratamento fisioterápico em fase aguda consiste em controlar a inflamação e diminuir a dor com crioterapia, ultra-som, laser e acupuntura, por exemplo, mas todos esses recursos são paliativos e não solucionam o problema. É essencial tratar a causa mecânica com foco na diminuição da instabilidade e melhora no alinhamento do joelho e reorganização da marcha.  

 

É importante também que o paciente faça o dever de casa que pode implicar em mudança de treino, aplicações de gelo, alongamentos e até alguns exercícios de fortalecimento, para que o tratamento seja eficaz.
                                                                                                                                                                    Hellen e Monique :)

Tags:

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.