top of page
  • Espaço Fluir

Manguito Rotador

A articulação do ombro se dá pelo deslizamento da grande cabeça do úmero (osso do braço) sobre a pequena fossa glenóidea da escápula. A diferença de tamanho dessas extremidades é necessária para proporcionar uma grande liberdade de movimentos, mas não garante um encaixe ósseo total, portanto a estabilidade dessa articulação é dada principalmente pelo complexo de músculos que a envolve.

Manguito rotador é o nome dado a esse conjunto de músculos estabilizadores. É formado por supraespinhoso, infraespinhoso, redondo menor e subescapular que abraçam a articulação e asseguram sua estabilização dinâmica.

O espaço entre o úmero e o acrômio (na escápula) é pequeno para a quantidade de tendões que passam por ali, por isso um desnível no ombro e má postura misturados as atividades diárias (pegar peso, fechar o sutiã, guardar alguma coisa em um armário alto) ou exercícios de braços mal executados podem gerar a compressão destas estruturas e levar a um quadro de tendinite, bursite e até rompimento de tendão.

Quando o assunto é manguito é importante cuidar da postura, então pare de reclamar quando seu instrutor de Pilates pede para você crescer pelo topo da cabeça, abrir o peito e afastar os ombros das orelhas. Na verdade, o que queremos é fortalecer e dar novas informações ao corpo para que ele entenda o que é a postura ideal. Também levar os ombros para trás e para baixo garante o espaço necessário para que as estruturas não sejam comprimidas.

Nada de preguiça, nem reclamação, bora pilatear!

Hellen e Monique :)

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page