top of page
  • Espaço Fluir

Drenagem Linfática

Querida por nós, mulheres, a drenagem linfática nunca sai de moda, mas será que você sabe tudo que precisa para contratar um bom profissional?

Frequentemente nos perguntam sobre a massagem, então resolvemos esclarecer alguns pontos importantes sobre o assunto e antes de qualquer coisa, precisamos entender um pouco sobre como funciona o nosso corpo.

O responsável pela oxigenação e nutrição de todas as estruturas do corpo é o sangue. O sangue viaja nas artérias de onde o plasma extravasa para os tecidos nutrindo-os e depois das trocas metabólicas o líquido deve retornar ao coração através dos vasos e gânglios linfáticos. Uma vez dentro dos vasos o líquido passa a ser chamado de linfa.

A linfa contém, além de outras substâncias, resíduos e toxinas, restos do processo metabólico. Quando o sistema de drenagem não funciona direito ocorrem os edemas, inchaços.

A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem que tem como função ajudar o resgate deste líquido, estimulando o linfático a trabalhar de forma mais rápida e eficiente. Esse processo elimina toxinas e fortalece o sistema imunológico, pois o sistema linfático produz células de defesa como linfócitos, monócitos e plasmócitos que ajudam no combate à vírus e bactérias.

Atenção na escolha do profissional e da técnica de massagem, pois para funcionar a drenagem deve ser feita com destreza. Aqui vão algumas dicas:

- O sistema linfático é muito superficial, para alcançá-lo não é necessária força alguma de modo que a mão do profissional deve tocar a pele de forma muito leve. Por esse mesmo motivo prefira a drenagem manual, que é a mais eficiente, pois as máquinas têm toques pesados.

- Esse sistema não tem uma bomba central, o que faz a linfa “viajar” dentro dos vasos de forma lenta e sob baixa pressão, por isso a massagem deve ser feita dessa forma, ou seja, lentamente.

- O profissional deve “grudar” a mão na pele do paciente para direcionar a linfa suavemente seguindo o caminho dos vasos em direção aos gânglios linfáticos, por este motivo não deve ser feito uso de cremes, pois estes tornam impossível a aderência da mão na pele.

Então, nada de cremes, força, pressa, máquinas, dor ou manchas roxas na sua sessão de drenagem. Fique de olho para aproveitar todos os benefícios da técnica.

Hellen e Monique :)

Tags:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page