top of page
  • Espaço Fluir

Gota

A Gota é uma condição de origem genética caracterizada pela presença de cristais de ácido úrico dentro das articulações, que causam surtos de artrite aguda e acomete homens, principalmente, adultos. Há um aumento dos níveis desse ácido no sangue (hiperuricemia) geralmente causado por falha congênita de uma enzima responsável por sua eliminação nos rins. Causas menos frequentes são o excesso de produção de ácido úrico também por defeito enzimático, ou uso de alguns medicamentos, como diuréticos e ácido acetilsalicilico. Ser hiperuricêmico não significa ter Gota, apenas 20% dos que possuem essa alteração apresentam a doença. Porém, mesmo que não haja a patologia é importante buscar tratamento, pois existe maior chance desses indivíduos possuírem hipertensão arterial, diabetes, aumento de gordura no sangue, cálculos e doenças renais.

Comumente a primeira crise ocorre no dedão do pé, com inchaço, vermelhidão e fortes dores, geralmente noturnas, que permanecem de 3 a 10 dias e desaparecem completamente. A segunda crise pode surgir em meses ou anos, podendo acometer a mesma ou outras articulações de qualquer região do corpo, mas é mais comum nos membros inferiores. Caso o paciente não procure tratamento adequado as crises se tornam mais frequentes e mais fortes, a ponto da articulação ficar permanentemente com sintomas.

Não existe cura para a Gota, a conduta é evitar a hiperuricemia com dieta e medicamentos e na presença de artrite, fazer uso de antiinflamatórios. Como o ácido úrico é um produto resultante do metabolismo das proteínas, a dieta consiste em restringir alimentos que contenham purina (composto abundantemente presente em carnes, embutidos, miúdos, frutos do mar, alguns grãos, molhos prontos, fermento de pães, etc) e restringir a ingestão de álcool (pois o mesmo aumenta a concentração de ácido úrico no sangue e facilita a formação dos cristais) principalmente no período da crise. Fora dela, a ingestão deve ser moderada. Deve-se fazer várias refeições ao dia, pois quando há jejum prolongado ocorre degeneração da proteína muscular para produção de energia e o subproduto dessa quebra é a ureia. Beber água abundantemente é importante para evitar a formação de cálculos renais. Praticar atividades físicas e fazer tratamento fisioterápico são necessários para o controle da dor, melhora da postura e manutenção da mobilidade das articulações.

Se você sofre com Gota, procure uma nutricionista e informe-se sobre a melhor dieta a seguir. Cuide-se.

Hellen e Monique :)

Tags:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page