• Espaço Fluir

Fascite Plantar

Antes de começar a falar sobre fascite vamos esclarecer o que é fáscia. Fáscias são estruturas formadas de tecido conjuntivo resistente que envolvem e conectam ossos, músculos, vasos sanguíneos, nervos e órgãos. Elas se interligam formando uma grande teia por todo o organismo e são fundamentais para seu correto funcionamento.

A fáscia plantar tem origem na tuberosidade do calcâneo (que podemos vulgarmente chamar de calcanhar) e se estende por toda a sola do pé.

A fascite ocorre quando acontecem pequenos e repetitivos traumas no calcanhar ou quando algum fator leva ao uso abusivo dos músculos do pé, como por exemplo: andar longas distancias com sandálias rasteiras, chinelos ou sapatos que não absorvem o impacto, como é o caso de quando estamos viajando; fazer esportes com sapatos inadequados; passar um dia inteiro com um sapato que machuca o pé, a dor leva a uma mudança de pisada e cansa os músculos do pé; abusar do salto alto sobrecarregando o músculo da panturrilha que também se insere na tuberosidade do calcâneo, traciona a fáscia; abusar de corridas, saltos e esportes de impacto; tendão do calcâneo (vulgo tendão de Aquiles) encurtado; falta de treino de alongamento.

A fascite é sentida como dor (ou choque) no calcanhar ou em pontos próximos a ele ou queimação na sola dos pés ao pisar, principalmente pela manhã.

O ideal é procurar o médico assim que começarem os sintomas. O tratamento convencional inclui recursos antiinflamatórios como gelo e acupuntura, assim como medicamentos e fisioterapia.

A fascite crônica pode levar ao Esporão do Calcâneo.

Dicas para Evitar a Fascite:

- Em todos os casos de sapatos inadequados ou que, por qualquer motivo, provoquem dor (bolhas, sapatos apertados, duros, saltos muito altos...) nosso corpo faz ajustes para tolerar a situação, muitas vezes sem que percebamos, portanto evite ao máximo essas situações, lembre-se elegante é estar confortável.

- Em qualquer situação que você saiba previamente que andará longas distancias (como em uma viagem) opte por sapatos confortáveis e que amorteçam a pisada.

- Não use sempre o mesmo sapato, varie o tamanho do salto e o modelo.

- Varie o treino e tenha sapatos adequados para o exercício.

Algumas Dicas para Aliviar a Dor:

- 90% do sucesso do tratamento da fascite depende do paciente cumprir as recomendações médicas, portanto siga a risca as recomendações de seu médico e fisioterapeuta.

- Use saltos de aproximadamente 3cm, pois eles deslocam o peso do corpo levemente para frente tirando-o do calcanhar e aliviando o impacto nesta região e a tensão dos músculos da panturrilha.

- Para sapatos fechados use palmilha nos calcanhares.

- Alongue suas panturrilhas várias vezes ao dia. O alongamento deve ser sustentado por 1 minuto.

- Encha uma garrafa plástica pequena de água e coloque no congelador até que vire gelo, passe o pé por cima por 20 minutos.

Hellen e Monique :)

Tags:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.