top of page
  • Por Hellen e Monique

Estabilização de Tronco e Fortalecimento de Membros Superiores Ajoelhado no Cadillac


Estabilizar o tronco em posições estáticas, como nas pranchas, já é um bom desafio para o Power House. Quando essa estabilização é feita em posições dinâmicas como nas inclinações do corpo e ainda com movimentos de membros superiores, o abdômen, glúteos e períneo precisam estar em dia para evitar as temidas compensações.

Posição Inicial: Ajoelhado de costas para as barras verticais do Cadillac, cotovelos flexionados e abduzidos e mãos segurando as alças das molas vindas de cima.

Movimento: Estender os cotovelos levando as mãos para frente enquanto inclina o tronco anteriormente. Manter o tronco e os braços parados e flexionar um cotovelo levando a mão para cima, estendê-lo para depois fazer o mesmo com o outro lado e então retornar o tronco para a posição perpendicular ao solo e os cotovelos dobrados e abertos.

Pontos Importantes:

  • Manter a coluna neutra durante todo o exercício, formando uma linha desde a cabeça até o joelho.

  • Há a tendência de compensar em hiperlordose, anteversão pélvica e flexão de quadril. Para evitar é necessário manter o Centro de Força e a Base Pilates ativos. Além disso, quanto maior for a amplitude de movimento do tronco, maior será o nível de dificuldade.

  • Alinhar as escápulas imaginando que cada uma quer descer em direção ao bolso de trás da calça do lado oposto.

  • Molas mais pesadas ajudam no movimento do tronco, porém dificultam no dos braços. É aconselhável utilizar uma carga adequada para os membros superiores e executar a inclinação do corpo na angulação que for possível com qualidade.

  • Durante o movimento dos membros superiores há mudança de tensão das molas e elas ajudarão com maior ou menor intensidade na estabilização do tronco. Portanto o Centro de Força deve ser capaz de lidar com essas variações.

  • Caso o aluno sinta desconforto por conta do apoio sobre os joelhos, pode-se fazer uso de um tapete. Porém quando a dor é causada por uma patologia, é preferível não realizar exercícios nesse posicionamento.

O João Bobo só é bobo no nome, afinal trabalhar as inclinações de tronco é ótimo para manter o Power House com força total.

Veja mais:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page