top of page
  • Por Hellen e Monique

Fortalecimento Abdominal com a Caixa Longa


No método Pilates abdominal é um assunto sério. A contração dos músculos desta região é importante em todos os exercícios. Para isso o aluno precisa ser orientado não só sobre a forma correta de execução como também a manter o foco no Centro de Força o tempo todo. O exercício proposto é um bom desafio ao Power House, pois a movimentação dos braços e pernas adicionam carga a esta musculatura.

Posição Inicial: Deitado em cima da caixa longa com a bacia bem apoiada do lado da barra de pés e cabeça voltada para as cordas. Mãos seguram as alças. Tronco elevado e enrolado até a base das escápulas. Ombros, cotovelos, quadris e joelhos a 90 graus de flexão.

Movimento: Mantendo a posição do tronco, estender cotovelos e joelhos à frente. Abduzir braços e pernas. Retornar aduzindo membros superiores e inferiores para depois voltar a flexioná-los.

Pontos Importantes:

  • Um dos grandes desafios de qualquer abdominal com enrolamento do tronco é o posicionamento da cabeça. O ideal é que o aluno tenha aprendido no solo com exercícios menos complexos. Uma boa dica é pedir para que o queixo vá levemente em direção à garganta e que o praticante olhe para seus joelhos. Veja mais dicas aqui.

  • Os membros inferiores devem ser estendidos a uma altura em que não haja movimento na lombar. Quanto mais eles descerem, mais difícil será o controle.

  • Durante a abdução e adução das coxas o transverso do abdômen deve permanecer contraído. A orientação quanto a contração do períneo é essencial.

  • Lembre-se: a cada expiração o abdômen contrai mais para dentro e para cima.

Pilates nos ensina que braços e pernas são projetados para amplificar a força, não para gerá-la, para isso temos o Power House.

Veja mais:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page