top of page
  • Por Hellen e Monique

Swakate no Reformer


A serie Swakate foi originalmente criada para homens no Reformer, mas ganhou uma variação na Baby Chair e também o coração do público feminino. Este exercício trabalha o Centro de Força, os oblíquos do abdômen, tanto alongando quanto fortalecendo e os músculos do braço e cintura escapular.

Posição Inicial: Ajoelhado no carrinho transversalmente ao comprimento do Reformer com uma das mãos na alça, cotovelo dobrado e a outra na ombreira com o braço esticado. Para entrar nesta posição é necessário fazer uma flexão lateral da coluna. Deve-se assegurar que os ombros continuem acima da bacia, ou seja, sem inclinações de coluna, apenas a flexão lateral. A cabeça fica voltada para baixo para um melhor posicionamento da cervical.

Movimento: Esticar o cotovelo sem mover a articulação do ombro pensando que a mão quer alcançar longe. Mantendo o braço estendido começar o movimento circular do ombro até a mão apontar para o teto e nesse momento flexionar o cotovelo acima da cabeça. Fazer todo o movimento oposto para retornar começando com a extensão do cotovelo com a mão indo para cima.

Importante:

  • A única diferença do exercício mostrado no vídeo para o original é que no primeiro fizemos um movimento de ida e logo após o de volta, enquanto no clássico faz-se 3 repetições em uma direção para depois fazer mais 3 na outra.

  • Orientamos os alunos a usar o peso da mola para conseguir melhorar cada vez mais a flexão lateral da coluna. Uma dica é ensiná-lo a inspirar no pulmão do lado da convexidade e expirar espremendo ainda mais o do lado da concavidade.

  • Não podemos esquecer do alongamento axial, pois quando fazemos qualquer tipo de curvatura com a coluna a tendencia é achatá-la, então deve-se mirar o cóccix pro chão como se ele quisesse fugir do corpo e contrair o períneo aproveitando essa força ascendente para ganhar espaço entre as vértebras.

Joseph fez esta serie para o público masculino, mas temos a certeza de que ficaria muito satisfeito em ver que o sexo forte (o feminino, claro!) também entrou na onda do Swakate.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page