top of page
  • Por Hellen e Monique

Variação do Legs Spring Series Up in the Air - Circles


Os Círculos de Pernas são os primeiros exercícios da Serie de Pernas com Molas no Ar do Cadillac. No original o praticante sobe a bacia com os membros inferiores na posição do frog, para então esticá-los para o teto e começar uma extensão somente da coxofemoral para chegar a uma posição em diagonal mantendo a coluna neutra. Atingido o posicionamento correto é hora de começar a serie (Circles, Beats, Walking, Bicycle, Little Circles) sem descer a bacia. O nível é avançado e é necessário força principalmente no Power House para assegurar a estabilidade da coluna durante todos os movimentos. Nesta variação propomos a subida e descida da pélvis a cada círculo, onde os mesmo músculos são utilizados porém em trabalhos diferentes, pois o Original estimula a estabilidade da coluna enquanto o segundo, a mobilidade.

Posição Inicial: Deitado de barriga para cima no Cadillac ou Reformer com as alças nos pés. Pernas estendidas, unidas, em Base Pilates e a 45 graus de flexão nos quadris. No primeiro aparelho as mãos devem estar nas barras verticais enquanto que no segundo as mãos ficam nos apoios atrás da cabeça. Em ambos, os ombros devem estar longe das orelhas.

Movimento: À medida que as coxas flexionam, a pélvis começa a subir e a coluna a enrolar ao sair do apoio. Deve-se parar na altura das escápulas quando as pernas abduzem. Começar então o movimento de descida com o desenrolar da coluna para unir os membros inferiores na chegada da bacia ao apoio.

Pontos Importantes:

  • Não deve-se levantar os ombros nem fazer tensão na região cervical. Os braços são utilizados para estabilizar a cintura escapular durante o movimento.

  • A intenção da contração dos músculos da Base Pilates é mantida mesmo com a abdução das pernas.

  • Conforme o aluno for dominando o exercício, podemos estimulá-lo a fazer de forma cada vez mais fluida.

  • Como é uma série avançada tenha a certeza que o pilateiro já passou pelas etapas anteriores. É importante evoluir de forma consciente.

  • Este exercício é originalmente do Cadillac, fizemos uma variação no Reformer. Vale lembrar que como o carrinho é móvel, o apoio é instável, por isso neste aparelho o movimento fica mais desafiador. É importante que o aluno seja craque no Short Spine Massage e no Overhead antes de fazer os Círculos de Pernas no Ar.

Quem acha que ficar de pernas pro ar é o auge do descanso nunca fez Pilates. De pernas pro ar sim, molezinha jamais.

Veja mais exercícios invertidos:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page