top of page
  • Por Hellen e Monique

Agachamento com a Meia Lua


A Meia Lua é simples e eficiente. Esse pequeno aparato desafia o alinhamento do pilateiro neste agachamento que mostramos no vídeo. Portanto, potencializa o trabalho da musculatura das coxas, glúteos e Power House.

Posição inicial: em pé com os braços estendidos e segurando barra torre do Cadillac. Para subir na Meia Lua de maneira segura deve-se pisar com um pé em uma extremidade até que ela encoste no chão, então apoiar o outro pé na outra porção e empurrar até que o peso fique equilibrado sobre o centro de sua convexidade. É indicado o uso de um antiderrapante sob o acessório.

Movimento: o praticante flexiona os joelhos até o ângulo reto sem permitir que eles avancem além do antepé. O tronco simultaneamente inclina para frente mantendo a lombar neutra. Os braços devem fazer o mínimo de tensão possível para ajudar a equilibrar o corpo e as escápulas permanecem encaixadas.

Em um primeiro momento, o aluno pode realizar apenas o agachamento e retornar à posição inicial para se familiarizar com a instabilidade.

Uma possibilidade de progressão é a que mostramos no vídeo, em que após flexionar os joelhos adicionamos o movimento de inclinar a Meia Lua estendendo uma das pernas até o ponto em que a pélvis não saia do alinhamento e em seguida repetimos com o outro lado, para então voltar a ficar em pé.

Como sempre no Pilates, alguns detalhes fazem toda a diferença:

  • Pensar em fazer a coluna crescer na ida e na volta do movimento, isto é, não crescer apenas na subida, mas agachar também na intenção de aumentar o espaço entre as vértebras.

  • Encaixar as escápulas para baixo e para trás e imaginar que essa força quer puxar a barra torre em direção ao corpo e ao mesmo tempo as mãos querem empurrá-la para longe.

  • Pressionar os dois pés para baixo para aumentar a ativação dos músculos dos membros inferiores, em especial os glúteos.

Só tomem cuidado, pois Pilates pode contribuir para o aumento da temperatura global devido ao super aquecimento dos músculos e por fazerem as orelhas dos instrutores queimarem após as aulas.

Veja mais:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page