top of page
  • Por Hellen e Monique

Roll Up


O Roll Up é o segundo exercício da série clássica criada por Joseph, vindo logo após o Hundred. Além de fortalecer o Centro de Força, trabalha flexibilidade e mobilidade articular da coluna.

A posição inicial é deitado em decúbito dorsal com o corpo todo esticado no solo, membros inferiores estendidos e em Base Pilates, ativando os glúteos e pressionando tanto a parte interna das coxas quanto os calcanhares uns contra os outros, e braços esticados acima da cabeça, o mais próximo possível do chão, mas no limite que não provoque compensações em elevação dos ombros e abertura das costelas abrindo espaço entre a coluna e o solo.

O movimento se inicia pelos braços indo em direção à linha dos ombros e a partir daí a cabeça começa a subir e o tronco a enrolar. O aluno deve pensar em levar o queixo sobre o peito, o peito sobre as costelas, as costelas sobre o abdômen, o abdômen sobre os quadris e pensar em crescer o tronco sobre as coxas. Os membros inferiores permanecem ancorados no chão. Ao mesmo tempo que o pilateiro tenta levar a coluna para frente, deve acionar mais ainda o Power House, pensando em levar o umbigo cada vez mais para dentro como se o abdômen quisesse resistir a esse movimento do tronco formando aquele grande “C”.

A volta também ocorre dessa mesma maneira segmentada e o praticante deve sentir uma vértebra de cada vez apoiando no solo. Quando os ombros chegam ao solo, a cabeça apóia e os baços vão por trás dela esticando o corpo todo, mas sempre evitando compensações.

É preciso tomar cuidado para que o movimento seja fluido, sem usar impulsos, perdendo todo o sentido do exercício. Caso o aluno use força no pescoço ou as pernas não se mantenham grudadas no solo, é possível que ele não esteja preparado para este exercício, ou por falta de força abdominal ou por dificuldade em articular a coluna.

Nesse caso o instrutor deve fazer adaptações e também treinar esse movimento de enrolar com o auxílio dos aparelhos, como no Rolldown Bar.

Dar um passo para trás não significa uma derrota. Buscar a perfeição é a essência desse Método e o treino correto, sem atropelar, etapas é o caminho para alcançá-la.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page