top of page
  • Por Hellen e Monique

A Serie dos 5 Abdominais em Sequência de Pilates (MAT Clássico)


A forma com que Pilates entendeu como o corpo deveria ser treinado, há alguns bons anos, vem sendo cada vez mais usada por fisioterapeutas e professores de educação física tanto durante as aulas do método como em outras modalidades.

O que Joe percebeu foi a importância de trabalhar o corpo como um todo sim, mas com foco no centro do corpo e chamou essa área de Power House. Se ela não for forte e eficiente compromete o equilíbrio, a estabilidade da coluna e nos leva a movimentos faltosos que além de não ter o efeito esperado do treinamento ainda podem ser lesivos.

Todos os seus exercícios, independente de serem para braços ou pernas tem a finalidade de desafiar o fortalecimento dessa região considerada tão importante. Não existe Pilates sem Power House e também não existe Pilates sem ênfase na Respiração, que é uma grande aliada tanto para ativação do centro do corpo quanto para manter o organismo oxigenado e com energia para a realização de todas as tarefas.

Uma das mais famosas séries de abdominais do método é a dos cinco abdominais em sequência que o aluno aprende nas aulas de MAT Clássico. Existem as variações para iniciantes e aos poucos os exercícios vão ficando mais difíceis até chegarem as formas avançadas.

Aqui vão algumas dicas gerais para uma boa execução da série:

  • Ao sustentar o tronco e movimentar as pernas e braços não podemos nos distrair com a dinâmica dos membros e esquecer de trabalhar o abdômen, pois fortalecê-lo é o objetivo final. Por isso devemos pensar em contrair cada vez mais os músculos do Power House ao longo da série. Nossa força vai para onde quisermos focar, então a mente deve estar concentrada no propósito de estabilizar o corpo.

  • Só avance nas variações se tiver domínio sobre as iniciantes. Não pode-se perder a qualidade, sem qualidade não é Pilates. Ele era fissurado na perfeição dos movimentos, portanto não podemos sacrificá-la. Além disso, como dito lá em cima, não há benefícios em fazer exercícios errados, por isso volte se for preciso, treine e avance ao seu tempo.

Os 5 são:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page