top of page
  • Por Hellen e Monique

Pilates Para Mobilidade Articular da Coluna


As vértebras possuem pequenos graus de movimento entre si, que somados nos permitem grandes amplitudes de movimento na coluna como um todo. O que ocorre é um trabalho de equipe, onde cada um colabora um pouquinho para se ter um belo resultado no final. O problema é que se um membro da equipe decide não trabalhar, sobrecarrega os outros. Quanto mais unidades sobrecarregadas, mais difícil fica para manter a organização e alcançar os resultados e aí podem surgir diversos problemas.

Os movimentos entre duas vértebras que se articulam são feitos por pequenos músculos profundos (multifidus), que são responsáveis por proporcionar estabilidade à coluna. Eles preparam a estrutura para receber as cargas geradas tanto por movimentos simples quanto por sobrecarga quando executamos os exercícios. Esse preparo é importante para que os discos intervertebrais (estrutura presente entre cada par de vértebras), ligamentos e articulações estejam na melhor posição para amortecer a carga. Os músculos grandes e mais superficiais (quadrado lombar, por exemplo) querem todo o trabalho para eles e acabam contraindo e inibindo a ação dos menores. Sem essa mão de obra especializada dos multífidus, os segmentos mais móveis irão mobilizar exageradamente, enquanto os menos móveis irão ficar cada vez mais estáticos.

Por isso, o grande ditador alemão Pilates entra em cena para forçar a reforma trabalhista e aplicar uma melhor distribuição da carga de trabalho para todos. Desta maneira os músculos pequenos e escondidos não serão oprimidos pelos músculos grandes e superficiais. Além disso, todas as vértebras devem articular entre si em angulações corretas, sem que haja segmentos com hipo ou hipermobilidade.

Queremos mobilidade para todos! É importante esclarecer para o aluno que ele deve ter a coluna estável sim, mas com mobilidade. Mobilidade não significa instabilidade. É comum as pessoas terem medo de fazer essa mobilização, o que acaba fazendo com que os instrutores também tenham medo de lesionar os alunos ao trabalharem esses movimentos. Com as dicas de Joseph, estudo e prática é possível orientar bem o aluno e acabar de vez com esse tabu.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page