top of page
  • Espaço Fluir

Alongamento

Alongamento é um tema, como muitos outros relacionados à saúde e corpo humano, um tantocontroverso. Até algum tempo atrás, era visto praticamente como um remédio para curar dores e problemas ortopédicos. Atualmente nem todos estudos comprovam a redução na incidência de lesões.

A prática de se alongar é necessária para que se mantenha uma amplitude articular que permita que todas as atividades diárias sejam realizadas corretamente, portanto aquela pessoa que não tem flexibilidade suficiente para amarrar um sapato, cortar as unhas dos pés ou sentar com a coluna reta, por exemplo, certamente precisa trabalhar seu alongamento.

Músculos encurtados provocam sobrecarga sobre as articulações e causam alterações posturais. Se você não pretende ganhar a vida como contorcionista, você não precisa ter uma flexibilidade absurda nem fazer uma abertura total.

O essencial é ter uma amplitude articular saudável.Manter a musculatura alongada ajuda a melhorar a performance muscular, alivia dores e reduz a incidência de cãimbras. Porém, deve-se ter em mente que os benefícios são decorrentes da prática a longo prazo, e não de um efeito imediato por alongar logo após uma atividade.

Alguns cuidados devem ser tomados para um melhor resultado, como não exagerar na dose (a sensação deve ser de incômodo, não de que vai acontecer uma ruptura), não realizar logo após uma atividade extrema como corridas longas, quando os receptores sensoriais estão sobrecarregados e há risco da percepção da dor falhar e ocorrer uma lesão (nesses casos um intervalo é necessário) e em casos de músculos estirados ou fadigados, o alongamento deve ser bem leve pois as fibras musculares estão inflamadas e mais suscetíveis a ruptura.

Pratique. Inclua o alongamento na sua rotina.

Hellen e Monique :)

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page