top of page
  • Por Hellen e Monique

Leg Series on Side - Adutores


O Pilates conta com vários exercícios em decúbito lateral que podem ser feitos no Cadillac ou Wall Unit. Neles podemos fortalecer os glúteos, posteriores de coxa ou adutores dependendo da posição da mola e do tipo de movimento realizado pelos membros inferiores.

No vídeo de hoje o foco é o fortalecimento dos adutores de coxa e a manutenção da estabilidade pélvica.

O praticante permanece deitado de lado na beirada de trás do aparelho, mantendo desde a cabeça até o quadril na mesma linha e as pernas inclinadas um pouco a frente, com os joelhos sempre esticados. A barra de molas é fixada numa posição alta para que a resistência se dê no sentido da descida. Quando o aluno realiza esse movimento, peça para que imagine que o pé de cima está sendo puxado para longe, pois a pressão da mola tende a provocar uma inclinação lateral da pelve, reduzindo o espaço entre as costelas e o quadril de cima, além de haver a tendência da anteversão, que também deve ser neutralizada. Sempre que a perna de cima encontra a de baixo,o praticante deve promover uma pressão entre elas, aumentando ainda mais a contração dos adutores. Quando o membro de baixo sobe, é comum o braço e o pescoço tensionarem, mas a força deve ser concentrada apenas no Power House e nas pernas. O retorno do movimento deve ser controlado e limitado ao ponto que não ocorra inclinação nem rotação.

No caso das gestantes, especialmente a partir do segundo trimestre da gestação, é interessante usar esse repertório, pois o ideal é variar os decúbitos para evitar desconfortos e a Síndrome Hipotensiva Supina.

Os exercícios em que o pilateiro está deitado dão aquela falsa impressão de que tudo será mais fácil, mas em decúbito lateral a instabilidade é maior porque a superfície de contato é menor, por isso, tanto o instrutor quanto o aluno, devem ficar atentos às traiçoeiras compensações que podem aparecer a qualquer momento e em qualquer situação.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page