top of page
  • Por Hellen e Monique

Lunge com a Bola


Salvo algumas reais contra-indicações, é o melhor amigo das suas pernas. Às vezes é injustamente visto como vilão por causar problemas nos joelhos, mas muitas vezes há erros na execução e não no tipo de exercício.

No vídeo a variação realizada é tipo lunge, em que uma perna se posiciona à frente com a sola do pé toda no chão e a perna de trás apóia só o antepé. O uso do apoio da bola ajuda a concentrar mais o trabalho no membro inferior da frente, permitindo que o de trás seja usado apenas para ajudar a equilibrar, portanto quanto menos peso houver sobre o pé de trás, mais força e equilíbrio serão exigidos da perna da frente. Uma dica é pedir para o aluno pressionar o tempo todo o pé da frente contra o chão e deixar o de trás cada vez mais leve.

O praticante inicia com a bola apoiada na região lombar, posiciona os pés como descrito acima, de maneira que ao realizar o movimento de flexão dos joelhos, ambos formem uma angulação de 90 graus. A pelve deve ficar neutra, isto é, o cóccix sempre aponta para o chão, evitando a tendência de ocorrer uma compensação em anteversão ou retroversão pélvica ou alguma rotação. Quando os joelhos dobram, o da frente permanece sobre a linha do calcanhar (tomando cuidado para ele não avançar além dos dedos) e o de trás, abaixo da linha do quadril.

O aluno pode começar fazendo apenas o movimento de flexionar e estender os joelhos e após dominar o exercício, podemos adicionar a elevação do calcanhar da frente para aumentar o desafio.

Agachamento: Ame-o, não deixe-o!

Veja mais exercícios de agachamento em:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page