top of page
  • Por Hellen e Monique

Trabalho de Mobilidade de Coluna com a Faixa Elástica no Barril


A Curva C é um conceito importante na prática do Pilates Clássico e infelizmente não é tão trabalhada na linha Contemporânea. Muitos praticantes possuem rigidez na coluna e sentem dificuldade em executar alguns exercícios. É comum aqueles que relatam cansaço no pescoço em séries de abdominais e uma das causas pode ser a falta de mobilidade da torácica.

O exercício proposto é uma variação do The Hug, da série Short Box, que tem como objetivo fortalecer o Power House e articular a coluna. Adicionamos o Theraband, que proporcionará um fortalecimento dos membros superiores e um estímulo tátil para ajudar o aluno nessa mobilização do tórax.

Posição Inicial: Sentado sobre o arco do Barril, um pouco à frente do topo, de frente para o espaldar e com os pés encaixados entre as duas barras mais altas. A faixa elástica envolve a região posterior da caixa torácica, abaixo do ângulo inferior da escápula. As mãos seguram o acessório e os cotovelos iniciam flexionados junto ao corpo.

Movimento: Esticar os braços levando-os para cima e para frente na altura dos ombros. Arredondar a coluna e levá-la para trás. Retornar o tronco desenrolando e com as costas retas flexionar os cotovelos.

Pontos Importantes:

  • Ganhar espaço entre as vértebras pensando que o topo da cabeça cresce para longe. Manter a intenção de aumentar a distância entre a bacia e as costelas.

  • Grande parte das pessoas possuem dificuldade em movimentar a coluna torácica e em vez de arredondar essa região, anteriorizam a cabeça e os ombros. O aluno deve manter o encaixe das escápulas e levar o queixo levemente para a garganta.

  • O elástico dá uma informação tátil que ajudará o aluno a entender onde ele precisa expandir. Solicitamos a ele que faça oposição à pressão que o acessório faz em suas costas, sem esquecer do crescimento axial.

  • Qualquer esforço feito nos membros superiores deve partir do músculo grande dorsal. Vale dar dicas (como rodar a dobra de trás da axila para trás e para baixo), imagens (levar as escápulas em direção aos bolsos de trás da calça) e tocar a região para que o praticante entenda.

Enrolar a coluna desenhando um C harmônico e sem perder o crescimento axial: difícil. Enrolar o instrutor: difícil e acompanha grandes chances de retaliação.

Veja mais:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page