Variação da Teaser com Rotação da Pelve no Wall

 

A Teaser é um exercício de nível intermediário da série clássica do Cadillac feita por Joseph. A linha contemporânea do Pilates cria muitas variações para tornar o movimento ainda mais provocativo. Na proposta de hoje utilizamos um movimento de rotação da bacia que ativará os oblíquos abdominais e aumentará a dificuldade em estabilizar o tronco. Os objetivos são trabalhar o Power House e a mobilidade da coluna.

 

Posição Inicial: Em decúbito dorsal com a cabeça voltada para o lado da Barra Torre e mãos segurando-a com os cotovelos esticados. Há uma mola vinda de cima conectada à mesma. Os membros inferiores estão estendidos, em Base Pilates e apoiados no estofado.

 

Movimento: Elevar o tronco enrolando a coluna e levando a Barra para o alto, até que o peso do corpo deposite-se entre o cóccix e os ísquios. Ao mesmo tempo as pernas também sobem. Mantendo o posicionamento do tronco, rodar a bacia para um lado, depois para o outro, retornar ao centro e então desenrolar a coluna até deitar a cabeça e voltar a apoiar os membros inferiores.

 

Pontos Importantes:

  • Antes mesmo do movimento começar, o Centro de Força está ativo para evitar que a tensão nos flexores de coxa provoquem uma anteversão pélvica e a lombar fique longe do apoio na posição deitada.

  • Não movimentar a coluna em bloco e nem com impulso. O praticante deve fazer o movimento uma vértebra de cada vez, imaginando que há uma ventosa em cada uma e que é preciso desgrudar uma a uma do estofado.

  • Fazer uma forte ativação do Power House, buscando afundar o abdômen. Este faz força como se quisesse empurrar o corpo em direção ao chão enquanto a Barra puxa as mãos para o teto.

  • Pensar nesse crescimento dos braços para longe sem permitir que os ombros saiam do posicionamento. Enquanto as mãos querem ir para longe, as escápulas querem ancorar no tronco.

  • A rotação pélvica é gerada pela força do abdômen e não pelas pernas e a amplitude do movimento é feita sem que abale a estabilidade do tronco ou que os braços tenham que fazer força para ajudar a controlar. Os membros inferiores permanecem grudados e os calcanhares na mesma linha (sem deslizamento entre eles).

  • Ativar a Base Pilates ajuda na estabilização do complexo lombopélvico e permite que haja uma rotação mais pura da bacia, sem compensações com movimentos em adução e abdução da coxa.

 

Na vida pessoal, profissional e até na pilateira às vezes é necessário um certo jogo de cintura ;)

 

 

Veja mais:

 

Teaser no Cadillac

 

Treinando para a Teaser

 

 

 

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.