Pumping One Leg com a Faixa Elástica

 

A tecnologia nos trouxe acessórios dos mais variados, interessantes e que se encaixam perfeitamente ao método Pilates. Desta forma, seria um desperdício não utilizá-los. Por isso resolvemos adicionar a Faixa Elástica ao clássicos Pumping One Leg e Pumping.

 

Posição Inicial: Sentado na borda da frente do assento da Cadeira com o calcanhar de um pé apoiado no pedal enquanto a outra perna fica estendida à frente. Coluna Neutra. Apoiar a faixa elástica no pé livre e segurar as pontas dela mantendo os cotovelos em extensão.

 

Movimento: Descer o pedal. Sustentando a posição das pernas flexionar e estender os cotovelos, para então subir o pedal.

 

Pontos Importantes:

 

  • Se o aluno for capaz de sentar na borda da cadeira e manter a posição ideal do tronco com a Coluna Neutra, conseguirá realizar o movimento sem compensar ou escorregar. No entanto, pessoas com falta de flexibilidade, idosos, gestantes, obesos, alunos muito altos ou com cirurgia em joelhos ou quadris, por exemplo, podem ter dificuldades ao sentar na beirada do aparelho. Nestes casos, pode-se ficar mais atrás e é importante colocar um antiderrapante no assento para garantir segurança.

  • Não esqueça que todos os movimentos partem do Centro de Força. Contraia seu Power House para garantir a estabilidade da Caixa e mantendo-a alinhada.

  • Ao retirar uma das pernas do pedal, temos um apoio assimétrico e o que ocorre normalmente é uma compensação onde o peso no corpo cai para o lado da perna esticada e o ísquio do lado do pé apoiado no pedal sobe gerando flexão lateral e rotação da coluna. Ás vezes só de tirar a perna já sentimos o desvio. É importante manter os dois ísquios igualmente apoiados. Se a posição inicial não for possível mude o exercício.

  • Ao descer o pedal a compensação acima descrita acontece ainda mais facilmente, por isso verifique a carga e comece com movimentos menores até o ponto onde a compensação não ocorra e evolua com calma.

  • Como visto acima o Pumping One Leg sem a faixa elástica já é bastante desafiador, por isso comece sem o acessório.

  • Ao dobrar o cotovelo cuidado para não inclinar a coluna para trás, imagine-se encostado em uma parede.

  • O vídeo abaixo mostra uma variação mais simples, com movimentos simétricos. Comece por ela.

 

 

Estamos esperando as marcas dos aparelhos usarem a tecnologia para que com o apertar de um botão as cordas do Reformer se ajustem corretamente sozinhas :))), enquanto isso, aproveitamos o que já temos com criatividade, bom senso e respeitando o método Pilates.

 

Veja mais:

 

Pumping One Leg

Pumping Parallel na Cadeira com a Faixa Elástica

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.