top of page
  • Por Hellen e Monique

Do Neck Roll ao Swan Dive


O Swan Dive no Mat é um exercício avançado da série clássica de Joe que engloba uma extensão da coluna e de quadris sustentada enquanto o corpo se move de forma fluida como um balanço. O objetivo é trabalhar controle, respiração, fortalecimento dos músculos das costas e flexibilidade da coluna em extensão, mas para isto acontecer muitos passos são precisos.

1) Neck Roll: É um exercício intermediário que pode ser considerado o primeiro passo para o Swan Dive. Tem como objetivo mobilizar a coluna em extensão, fortalecer as costas, alongar os músculos abdominais, abrir o peito e trabalhar a mobilidade da cervical.

Posição Inicial: Deitado em decúbito ventral com as mãos apoiadas no chão abaixo dos ombros e cotovelos flexionados e próximos ao corpo. Pernas estendidas e pés unidos na Base Pilates com leve rotação externa (posição em V).

Movimento: Contraia o abdômen para dentro e comece a estender a coluna com uma leve extensão cervical. Continue até esticar os braços. Mantenha a posição e olhe para a direita sobre o ombro, faça a flexão da cervical fazendo uma meia lua até o outro lado para olhar sobre o ombro esquerdo. Com o mesmo movimento em meio círculo volte a olhar sobre o ombro direito. Finalize voltando a cabeça para frente e descendo o tronco até a posição inicial.

Pontos Importantes:

  • Se a extensão ficar muito grande e difícil comece com as mãos mais acima na direção da cabeça como mostrado no vídeo.

  • Ao estender os braços abra o peito e gire as escápulas para o chão, mantenha esta posição durante a movimentação da cabeça.

  • Lembre-se que os exercícios em extensão são todos de intermediários a avançados. Isto acontece porque Pilates primeiro treinava a musculatura do Power House para depois avançar para as extensões. Tenha certeza que está preparado para elas antes de começar.

  • O Neck Roll é introduzido na série após o Single Leg Kick e antes do Double Leg Kick.

  • A ideia é o praticante ir usando cada vez menos as mãos para executar o exercício.

  • Lembre-se que este exercício é um preparatório para o Swan Dive e por isso deve ser executado com precisão.

2) Swan Dive: O objetivo do Swan Dive é levar o praticante a uma extensão de modo que ele possa sustentar a posição durante o balanço. É como se o corpo estivesse balançando congelado na posição de extensão. Não podemos visualizar quebra de movimento.

Posição Inicial: Igual a do exercício anterior.

Movimento:

  • Inicialmente fazer a extensão da coluna como no Neck Roll. Mantendo a posição global da extensão e com os braços estendidos retirar as mãos do chão na expiração fazendo o tronco descer e usando o impulso do balanço do tronco para alcançar as pernas para longe e para cima. Na inspiração balance o tronco para trás elevando o tronco e volte a apoiar as mãos como mostra o vídeo abaixo.

  • Após treinado o movimento acima, faça o balanço mantendo os braços em extensão sem apoiá-los no chão balançando de 3 a 5 vezes.

Pontos Importantes:

  • O Swan Dive é um dos últimos exercícios a ser incluído no sistema avançado, por isso treine bastante os outros exercícios antes de passar para ele.

  • Pode-se começar com as pernas afastadas diminuindo a tensão da extensão como mostrado no vídeo mas deve-se progredir para uni-las em posição de V.

  • Comece com uma pequena extensão o que vai gerar um pequeno movimento de balanço e só progrida quando já estiver dominando esta fase.

  • Ao terminar sente nos calcanhares para a posição de descanso.

Diz-se que Deus levou 7 dias para criar o mundo e pode ter certeza que você vai levar muito mais tempo que isto para construir seu Swan Dive, por isso tenha calma, comece pequeno e lembre-se que expectativa e realidade são duas coisas diferentes que podem até se encontrar no futuro se houver trabalho duro e persistência.

Veja mais:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page