Fortalecimento de Abdômen e Isquiotibiais na Cadeira com a Overball

 

A overball veio para ficar e não é à toa que os estúdios no mundo inteiro aderiram a essa charmosa bolinha, pois é um acessório pequeno, resistente, versátil e barato. Pode ser usada para auxiliar o aluno a entender qual musculatura usada em determinados movimentos e também na construção do movimento. Bom, também pode ser bem cruel e talvez tenha sido por isso que ganhou a cabeça dos instrutores :) Neste exercício, a usamos para dar consciência ao aluno da ação do Power House, além de fazer o praticante perceber que esta é uma forma de ganhar força e mobilidade e acessar um movimento que no futuro será feito sem auxílio. Somado a isso, o exercício proposto fortalece também os isquiotibiais.

 

Posição Inicial: Sentado no chão posicionar a Overball na altura da base das escápulas e apoiar nela mantendo a bacia toda no chão. Coluna em C. Colocar um dos pés no pedal da Cadeira e manter a outra perna estendida para o teto. Mãos na nuca.

 

Movimento: Sempre sustentando o enrolamento da coluna, desça o pedal até o fim. Mantenha a posição desta perna enquanto a outra desce até o assento da Cadeira e volta a subir. Só então feche novamente o pedal.

 

Pontos Importantes:

 

  • A ideia é manter o tronco leve na Overball. Como se quisesse tocá-la, mas não apoiar nela. Ela não deve substituir o trabalho do abdômen. Pelo contrário, deve-se usá-la para forjar ainda mais a Curva C e aprofundar o trabalho do Power House.

  • As mãos dão direcionamento ao pescoço e cabeça, mas não ajudam na sustentação do tronco. Veja como usá-las aqui.

  • Ao descer o pedal, assim como ao descer a perna livre, deve-se aumentar a força no abdômen para que a coluna fique estável e sem movimento.

  • A volta do pedal é feita com controle, resistindo às molas como se não quisesse deixar o pedal subir.

  • Não pode-se relaxar na posição. Toda contração isométrica no Pilates é feita na intenção de contrair cada vez mais. Por isso a cada respiração pense em cavar o abdômen para dentro.

 

As Overballs são coloridinhas, bonitinhas e lúdicas, combinação perfeita para enganar o aluno de primeira viagem. Aviso aos instrutores sádicos: Aproveitem a primeira viagem, pois ela só acontece uma vez. ;)

 

Veja mais:

 

Abdominal com a Overball

Estabilização Pélvica e Fortalecimento de Isquiotibiais com a Overball

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.