Agachamento com Alça de Pé no Cadillac

 

 

Os glúteos são músculos solidários, não querem deixar os quadríceps sofrerem sozinhos nos agachamentos e nem os isquiotibiais nas extensões de quadril. O problema é que às vezes eles podem ter um pouco de preguiça e precisam de estímulo para pegarem no batente. E para acordá-los é necessário que a bacia esteja corretamente alinhada.

A variação do agachamento proposto tem como objetivo trabalhar a estabilização pélvica, fortalecer as coxas e principalmente os glúteos e o Power House.

 

Posição Inicial: Em pé sobre o estofado do Cadillac de frente para a Barra Móvel. O membro inferior de apoio está mais para a lateral do aparelho para que o pé conectado à mola vinda da Barra Móvel movimente-se por fora dele. A mão de dentro apóia na mesma enquanto a de fora está na cintura. Ambos os joelhos começam estendidos, sendo que o da mola está no alto.

 

Movimento: Flexionar o membro inferior de apoio sustentando o contralateral e inclinando o tronco para frente. Manter a posição e distender a mola estendendo a coxofemoral até formar uma reta desde o calcanhar até a cabeça. Voltar a perna da mola flexionando a articulação do quadril e então estender a de apoio levando o topo da cabeça para o teto.

 

Pontos Importantes:

  • A inclinação do tronco para frente ao agachar é essencial para que o joelho não avance além do antepé ou a lombar faça uma hiperlordose.

  • A mão que faz apoio na Barra Móvel não faz força, apenas ajuda a equilibrar.

  • Ao estender a articulação do quadril imaginar que a parte de trás da coxa quer grudar na polpa do bumbum e o abdômen quer fugir da parte da frente da coxa. Há a tendência de nos concentrarmos nas extremidades para executar o movimento, fazendo o pé puxar a alça, quando o correto é o Centro de Força e o glúteo fazerem isso.

  • Nesse movimento de extensão a pélvis pode compensar em rotação. Empurrar o ísquio contralateral para baixo e para trás ajuda a mantê-la apontando para frente.

  • Evitar que a bacia incline para o lado do membro de apoio fazendo força para empurrar a crista ilíaca para longe das costelas.

  • Ativar Base Pilates para auxiliar na estabilização do complexo lombo-pélvico.

  • A sola do pé de apoio faz cada vez mais pressão para afundar no equipamento. Essa pressão ativa ainda mais a musculatura alvo.

  • Crescer a coluna na subida e na descida do corpo. A contração do períneo é importantíssima para o ganho de crescimento axial.

  • Fazer oposição à tensão da mola, que tende a promover achatamento. Portanto, deve-se imaginar que o pé que está conectado à alça está sendo puxado para longe do quadril, desta maneira ganhando espaço dentro das articulações do membro inferior.

 

Tem gente que associa esquecimentos a um tal alemão. Mas nós pilateiros sabemos que o nosso alemão não só nos faz lembrar de todos os músculos do corpo durante a aula como também deixa lembranças no dia seguinte.

 

 

Veja mais:

 

Agachamento Unilateral com Isometria na Parede e Fortalecimento de Bíceps com a Faixa Elástica

 

Agachamento de Lado para a Barra Torre

 

Estabilizar a Pélvis Durante os Agachamentos Faz Toda a Diferença

 

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.