• Por Hellen e Monique

Variação do Swimming no Cadillac


O Swimming faz parte do repertório avançado da série de Mat Pilates Clássico. Ele tem como objetivos trabalhar o Power House, a musculatura posterior do tronco e a coordenação.

A variação proposta é realizada no Cadillac com carga para a extensão dos ombros e consequentemente esse peso das molas propicia uma maior amplitude de extensão da coluna e demanda uma contração mais vigorosa do Centro de Força.

Posição Inicial: Deitado em decúbito ventral com os membros inferiores estendidos. Os braços estão esticados acima da cabeça e as mãos seguram as alças das molas vindas de cima, conectadas à barra transversal do Cadillac. A testa apóia no estofado.

Movimento: Ativar o Centro de Força e estender toda a coluna, elevando a cabeça, o peito, as coxas e as pernas. Ao mesmo tempo os braços empurram as molas para baixo. Sustentando essa posição, executa-se o movimento alternado e cruzado de membros superiores e inferiores: enquanto uma perna e o braço contralateral sobem, o oposto ocorre do outro lado. Ao final, as mãos se encontram na mesma altura, assim como os pés, e retorna-se à posição inicial.

Pontos Importantes:

  • O exercício começa pelo Power House e quanto maior for a ativação dos extensores da coluna, maior deve ser a contração do Centro.

  • Movimentar os membros sem que o tronco perca a estabilidade. Para isso é importante não só fazer o que foi citado no item acima, como também utilizar a Base Pilates.

  • Tomar cuidado com o exagero na extensão da cervical, assim como o uso de impulso com a cabeça. O pescoço deve estar em harmonia com a torácica e, assim como o resto da coluna, movimentar-se ganhando espaço, nunca achatando.

  • De-coaptar as articulações dos membros também, pensando que as mãos estão sendo puxadas para longe dos pés e vice-versa.

  • Há grande tendência dos ombros desalinharem. As escápulas precisam ser constantemente empurradas para baixo e para trás.

  • Pode-se enfatizar o trabalho da porção superior do tronco e braços aumentando a amplitude de movimento deles e mantendo os membros inferiores parados.

Para ganhar a medalha de ouro na modalidade nado no Pilates não é preciso ser rápido e sim obediente, fazendo tudo o que o instrutor mandar.

Veja mais:

Variação do Swimming na Chair

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.