Variação do Swan com Rotação de Tronco na Cadeira

 

Uma coluna saudável é capaz de se movimentar em todas as direções. O ideal é trabalhar a mobilidade em todos os segmentos fazendo com que o movimento fique distribuído ao longo da coluna evitando bloqueios. Um bloqueio em um nível faz com que outros níveis compensem gerando hipermobilidade local o que pode ser lesivo para a coluna. Neste exercício trabalhamos a extensão com rotação que são ações com uma dinâmica forte e difícil e que devem ser bem trabalhadas primeiro separadas e depois juntas.

 

Posição Inicial: Deitado em prono com os braços estendidos na linha da orelha e mãos no pedal. Cabeça virada para um dos lados e apoiada no chão.

 

Movimento: Fazer a extensão da coluna voltando a cabeça para frente e pressionando o pedal para baixo. Sustentar a posição do pedal, retirar uma das mãos e abrir o braço rodando o tronco para o mesmo lado. Voltar a mão para o pedal desfazendo a rotação. Descer a coluna subindo o pedal virando a cabeça para o outro lado.

 

Pontos Importantes:

 

  • Para que a lombar não faça toda a extensão sozinha, pense em contrair o abdômen tirando o umbigo do chão e em expandir o tórax pelo processo xifóide (é necessário mostrar para o aluno o local)

  • Acione levemente a Base Pilates para que a bacia possa estabilizar ajudando na estabilização da lombar.

  • Use a pressão das mãos sobre o pedal para ajudar no crescimento axial e na abertura do peito, “forçando” a dorsal a se mobilizar.

  • Faça a rotação na amplitude possível e vá aumentando gradualmente, para ajudar mantenha o olhar na mão que está se movendo.

  • Lembre-se crescer para rodar, pois este movimento feito de qualquer jeito achata a coluna.

 

Muita gente ao fazer o Swan pela primeira vez pensa assim: O que é isto caindo no chão? Ops, é a minha barriga! Neste momento os sábios instrutores levam os alunos a descobrirem o sentido daquela frase já tão batida do Super Homem: para o alto e avante, pois com suas super dicas fazem as barrigas “levitarem” do chão levando o movimento a acontecer dali para cima e não para baixo. Neste momento o aluno descobre que o segredo da força do Super Homem está em seu Power House, coisa que Pilates já sabia há muito tempo. ;)

 

Veja mais:

 

Extensão e Rotação de Tronco no Reformer

Swan Dive na Cadeira

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.