• Por Hellen e Monique

Agachamento na Cadeira com Flexão Lateral de Tronco


Algumas pessoas acham que agachamento é um exercício para trabalhar os quadríceps, porém, independente da variação, ele é um potente fortalecedor de glúteos. No entanto, é muito fácil errar na execução, o que, com frequência, faz com que o praticante sinta apenas o grupamento anterior da coxa. Quanto mais alinhado o corpo mais atingimos a musculatura alvo e ainda prevenimos lesões realizando-o de forma correta. (Veja mais sobre alinhamento aqui) No vídeo, desafiamos o alinhamento com flexão lateral de tronco.

Posição Inicial: Em pé de lado para pedal da Cadeira. Como no vídeo, perna direita à frente e esquerda atrás.

Movimento: Agachar até 90 graus do joelhos da frente (direito). Posicionar a mão esquerda no pedal e empurrá-lo para baixo fazendo uma grande flexão lateral de tronco enquanto o braços direito cresce para longe abduzindo e acompanhando o movimento. Retornar o tronco para o alinhamento subindo o pedal e estender os joelhos para voltar à posição inicial.

Pontos Importantes:

  • O erro mais frequente é desalinhar a bacia, deixando a EIAS do lado da perna da frente (direita) mais alta que a outra. Para evitá-lo, pense em descer o ísquio direito para o chão o tempo podo. Também ajuda manter o pé direito bem pressionado contra o chão na ida e na volta.

  • Não só seguir, mas focar ainda mais nas dicas acima quando a flexão lateral acontece, porque esse movimento aumentará o desafio de alinhar a bacia. Usar os recursos da Base Pilates também ajuda muito a manter a estabilidade.

  • Ao alongar a lateral do tronco, pense em crescer ao flexionar. Lembre-se que não é uma inclinação, é uma flexão. Use as regrinhas da Sereia para ajudar neste movimento (veja aqui)

  • Sempre retorne com controle, aproveitando as correções e as contrações ao máximo.

Sabemos que às vezes parece que os instrutores estão alucinando quando começam com aquelas regrinhas do tipo faça o xixi sair no topo da cabeça, leve o bumbum direito para o chão… Saiba que raça, suor, cara de paisagem e seguir as sábias alucinações de seu instrutor são necessários para adquirir bumbum duro e cinturinha fina, por isso confie, entregue e depois não esqueça de agradecer. ;)

Veja mais:

Agachamento Unilateral no BOSU com Fortalecimento de Braço

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.