Fortalecimento de Glúteos com o BOSU e a Alça de Pé no Cadillac
Instrutor de Pilates Contemporâneo adora usar a criatividade, inventar exercícios, misturar acessórios com equipamentos e até associar dois aparelhos. O que não podemos esquecer é que os principais ingredientes para a receita não desandar são os princípios do método.
A proposta de hoje tem como objetivos trabalhar o Power House, glúteos, musculatura posterior da coxa e equilíbrio.
Posição inicial: em pé de frente para as barras verticais do Cadillac com uma sola apoiada sobre a porção plana do BOSU e a outra com a alça de pés. O joelho que está sobre o acessório permanece estendido e o outro começa flexionado. O tronco fica inclinado, a mão homolateral à mola segura no aparelho e a outra apóia na cintura.
Movimento: estender o membro inferior conectado à mola levando o pé em direção à parede. Com o joelho esticado, descer a perna até alinhar com a outra, elevar novamente e então flexionar o joelho.
Pontos importantes:
Manter o alinhamento da coluna e impedir que ocorra hiperlordose lombar e anteversão pélvica no momento da extensão do quadril. Para que o tronco permaneça alinhado e estável o Centro de Força precisa estar ativo e quanto maior for a extensão da coxofemoral, maior deve ser a contração do glúteo.
Ganhar espaço dentro das articulações, como se uma vértebra repelisse a outra e como se a cabeça e os membros fossem puxados para longe do tronco.
A mão não agarra o equipamento e o ombro não eleva. Ela empurra a barra para longe enquanto a escápula é puxada para baixo e para trás, alongando o braço.
Evitar que o cotovelo e o joelho que servem como apoio travem. Essas articulações estão estendidas, mas não tensionadas.
O BOSU, assim como outras bases instáveis, é ótimo para trabalhar o equilíbrio e potencializar a contração muscular, porém seu uso tem que ser criterioso.
Quando o aluno deparar-se com o exercício e reclamar que a vida anda dura, responda: a vida é dura sim e os seus músculos ficarão mais ainda!
Veja mais: