• Por Hellen e Monique

Trabalho de Equilíbrio no Reformer


Uma das maneiras de trabalhar o equilíbrio é desequilibrando. Para isso reduzimos a base com o apoio unipodal e usamos um movimento no braço contra a resistência da mola, que por variar de acordo com o estiramento, exige um maior ajuste dos músculos para manter o corpo posicionado.

O exercício proposto tem como objetivos fortalecer o Power House, glúteos, musculatura posterior da coxa e tríceps braquial.

Posição inicial: em pé ao lado da barra de pés do Reformer, com o pé mais próximo do equipamento apoiado no chão (no caso do vídeo, o direito) e o outro (esquerdo) fora. A mão direita apóia na caixa, que está posicionada transversalmente ao carrinho e junto às ombreiras. A mão esquerda fica na cintura. O tronco inicia com uma inclinação de modo a formar uma reta desde a cabeça até o calcanhar esquerdo.

Movimento: empurrar a caixa inclinando o tronco e elevando a perna esquerda até que ambos fiquem paralelos ao solo. Nesta posição, flexionar o cotovelo direito até alinhá-lo ao ombro, estendê-lo empurrando novamente a caixa e então retornar à posição inicial.

Pontos importantes:

  • O instrutor deve oferecer ao aluno um local para que o mesmo possa segurar em caso de desequilíbrio e ficar por perto para evitar acidentes.

  • O pé de apoio permanece com a sola toda grudada no chão e a perna não encosta no aparelho.

  • O joelho de apoio fica estendido, mas sem travar, portanto não há tensão na região posterior da articulação.

  • Manter o tempo todo a linha que liga a cabeça ao pé que está fora do apoio e imaginar que ela quer ganhar comprimento e está sendo puxada por suas extremidades. A ativação do Power House é essencial para alcançar esse crescimento axial.

  • A mão empurra a caixa no sentido cranial e em oposição a escápula é pressionada no sentido caudal.

Aviso para aqueles que estão interessados em malhar a língua: o seu instrutor de Pilates não precisa de mordaça para obrigar os alunos a ficarem em silêncio. Ele tem alguns truques melhores na manga, ou melhor, no repertório de exercícios.

Veja mais:

Pilates e Equilíbrio

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.