• Por Hellen e Monique

Abdominal Oblíquo no Reformer e no Barril com a Fitball


Este exercício é uma variação do exercício Clássico Flat da série da Short Box que pode ser realizado tanto no Reformer quanto no Barril. É importante treinar primeiro a forma Clássica e dominá-la para depois usar da carga gerada pela Fitball. Lembre-se que para realizar um trabalho de Pilates Contemporâneo de qualidade, temos que estudar e praticar o Pilates Clássico.

Posição Inicial:

Barril: Sentado no arco do Barril de frente para o espaldar com os calcanhares apoiados na primeira trave de baixo para cima e as pontas passando por trás da segunda.

Reformer: Sentado na Caixa Curta de frente para a Barra de Pés, com os pés em dorsiflexão passando pela alça que fica presa a estrutura do aparelho.

Nos dois casos as pernas ficam esticadas e braços estendidos na linha do ombro segurando a fitball.

Movimento: Mandando o calcanhar para longe e acionando o Power House, crescer a coluna e inclinar o tronco para trás até o ponto em que não se perca a estabilidade da coluna. Fazer a rotação do tronco para um dos lados. Desfazer a rotação para depois voltar à posição inicial.

Pontos Importantes:

  • Nos dois casos é importante manter a flexão dorsal dos pés para dar suporte ao corpo. Pense que os calcanhares estão indo para longe, alongando as pernas.

  • Não esqueça da Base Pilates. contrair a musculatura da bacia de forma correta ajuda a inibir o super acionamento dos flexores dos quadris que tendem a roubar a cena e pegar todo o trabalho para eles quando na verdade o objetivo é usar o abdômen para realizar o movimento.

  • A rotação deve ser feita com o foco no crescimento axial. Por isso o topo da cabeça deve fazer oposição aos calcanhares e ao cóccix.

  • Torça a partir da cintura. Lembre-se que o movimento de rotação é do tronco e não dos braços. O centro do peito deve girar, para isso não deixe a bola sair da frente do esterno. Além disso, nesta etapa, se rodar para esquerda, leve o calcanhar homolateral para mais longe ainda, ajudando na estabilidade da bacia e lombar.

  • Volte à posição inicial sempre crescendo a coluna.

  • A Fitball é um acessório pesado e dificulta bastante o trabalho do Power House, por isso tenha certeza que o aluno tenha força suficiente para fazer o exercício. Caso ele ainda não esteja pronto, use o bastão.

Sabemos que se está fácil não é Pilates, mas sinceramente às vezes pensamos: também não precisa tanto, né? Felizmente esse é um pensamento passageiro, afinal já dizia o sábio Joe: “A aptidão física é o primeiro passo para felicidade”. E quem aí não quer ser feliz?

Veja mais:

Variação do Double Straight Leg Stretch com a Fitball

Abdominal Oblíquo na Fitball

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.