• Por Hellen e Monique

Extensão de Coluna no Cadillac com a Bola


Pilates é uma forma de conexão do corpo, pois mesmo quando queremos fazer um movimento isolado, o envolvemos integralmente neste processo. Além disso, os exercício nunca tem um único objetivo, eles fortalecem, estabilizam, mobilizam e alongam diferentes partes ao mesmo tempo. No exercício de hoje a proposta é mobilizar a coluna em extensão usando o abdômen para estabilizar e modular o movimento da coluna e fortalecer braços. As molas também auxiliam o movimento do tronco deixando-o mais leve.

Posição Inicial: Apóie a Prancha do Ladder Barrel nas barras verticais do Cadillac. Não tendo a Prancha pode-se descer a Barra Móvel quase até o fim. Molas vindas de cima, na outra extremidade do aparelho, com alças de mãos. Bola sobre o equipamento. Colocar pontas dos pés no estofado, calcanhares na Prancha ou Barra, bacia e baixo ventre na Bola, segurar as alças com os cotovelos estendidos e flexionar o tronco à frente.

Movimento: Fazendo pressão com as mãos para baixo, estender os ombros enquanto a coluna sobe em extensão. Manter o tronco parado enquanto o braço sobe e volta a descer. Voltar à posição inicial com braços e tronco movimentando-se ao mesmo tempo.

Pontos importantes:

  • O movimento começar no abdômen, por isso pense em tirar o umbigo da bola.

  • Distribuir a extensão ao longo da coluna evitando sobrecarga em lombar e cervical. Pense que alguém está puxando seu apêndice xifóide para longe (para as meninas, usamos a imagem “puxando pelo sutiã”, para os meninos temos que colocar a mão na região), isto estimula a mobilização da torácica.

  • Use sua Base Pilates para ajudar na estabilidade da bacia diminuindo a compressão na lombar.

  • Aproveite o tempo em isometria de tronco para crescer pelo topo da cabeça aproveitando a tensão das molas.

  • Imagine que a força para puxar as molas sai das axilas para ajudar na descida dos ombros.

Sabemos que todo exercício de Pilates é cheio de comandos, mas concentre-se principalmente no centro do seu corpo, no Power House, desta forma fica mais fácil mover a coluna com segurança. Parece antagônico contrair o abdômen em uma de extensão de tronco mas é desta forma que o movimento acontece de forma harmônica ao longo da coluna. Por isso, conecte-se!!!

Sabe quando você tem aquela sensação de conectar os braços com as costas usando o abdômen? Não? Então você não pratica Pilates, né? Tsc, tsc, tsc

Veja mais:

Exercícios de Extensão de Coluna

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.