top of page
  • Por Hellen e Monique

Fortalecimento de Membro Superior e Mobilização de Coluna (Gato Arrepiado) na Cadeira


O Gato Arrepiado é uma ótima forma de trabalhar a mobilização em flexão da coluna em um ambiente seguro, pois em quatro apoios não há peso sobre a lombar. Apesar de ser muitas vezes subestimado, também é muito bom para conscientizar o aluno sobre os músculos do Power House. Além disso, pode ser um grande recurso para aliviar tensões na coluna e fortalecer o abdômen de gestantes. A variação de hoje acrescenta o fortalecimento de membros superiores e um fator de desafio que consiste em um apoio assimétrico das mãos tornando mais difícil o alinhamento de cintura escapular.

Posição inicial: Em quatro apoios de lado para a Cadeira, com uma das mãos no pedal, cotovelo flexionado, e a outra no chão, embaixo do ombro homolateral, com o cotovelo estendido. Joelho na altura e largura do quadril.

Movimento: Empurrar o pedal para baixo sem perder a estabilidade do tronco. Sustentar a força do braço para manter o pedal parado embaixo. Através do Power House, fazer a mobilização da coluna em flexão (gato arrepiado). Voltar para posição neutra de tronco e retornar o pedal para o alto com controle flexionando o cotovelo até alinhar com o tronco e apontando-o para dentro da Cadeira.

Pontos importantes:

  • Tomar cuidado para que a cintura escapular não rode e acabe acompanhando a subida e descida do braço.

  • Existe um grau considerável de dificuldade para manter os ombros alinhados durante o enrolar da coluna. Pense em alargar os ombros o tempo todo, como se quisesse afastar um do outro.

  • Não travar o cotovelo de apoio, alinhar a escápula e posicionar corretamente a mão para proteger o punho.

  • Controle a volta do pedal, pense em empurrar na descida e também na subida, ou seja, durante a flexão do cotovelo, desta forma fica mais fácil dominar a mola e há um melhor proveito da contração excêntrica.

Além de nos mostrar a importância de mobilizar a coluna, os gatinhos nos ensinam tantas coisas boas como alongar sempre, o poder da precisão, valorizar as horas de sono, comer pouquinho com regularidade… Afinal, não deve ser fácil ter 7 vidas.

Veja mais:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page