Boomerang

 

O Boomerang é um Clássico avançado de Joe. Sempre que vemos a palavra “avançado” temos que ter em mente que ela representa exercícios que exigem força, flexibilidade, consciência corporal, coordenação e controle, normalmente tudo junto e misturado. Devemos pensar em grandes alavancas, em desafios para o equilíbrio, em trabalho de mobilização e estabilização de coluna. O Boomerang tem todos esses fatores trabalhando a flexibilidade da cadeia posterior e dos músculos do complexo ombro, o fortalecimento dos músculos do Power House, a Curva C e a sustentação do corpo (isometria + estabilidade + equilíbrio) durante a movimentação dos braços.

 

Posição Inicial: Sentado com a coluna ereta e as pernas estendidas e cruzadas umas sobre a outra. Palmas das mãos apoiadas no chão ao lado da bacia.

 

Movimento: Ativando o Power House e com a ajuda das mãos pressionando o chão começar a enrolar a coluna levando o cóccix para o calcanhar. Mantendo o equilíbrio entre o cóccix e os ísquios retirar as pernas do chão. Fazer um balanço para trás até a posição do Roll Over deixando braços e mãos apoiados ao longo do corpo. Com as pernas para trás sobre a cabeça e paralelas ao solo, fazer um movimento de abrir e fechar as pernas com energia trocando a posição delas, ou seja, a de cima passa para baixo e vice e versa. Ao mesmo tempo que a bacia retorna ao apoio, o tronco superior articula em C subindo e adotando a posição da Teaser com os dedos das mãos apontando para os dos pés (mantendo os membros inferiores cruzados). Sustentar essa posição, girar as palmas das mãos para cima, dobrar os cotovelos levando-os em direção a cintura, esticar os braços atrás do corpo entrelaçando os dedos. Levar o queixo para o peito. Com o máximo de controle levar as pernas ao solo, flexionar o tronco sobre elas mantendo a coluna em C e elevar as mão para o teto. Separar as mãos descrevendo um grande círculo com os membros superiores levando as mãos aos pés. Retorne o tronco vértebra por vértebra até a posição inicial.

 

Pontos Importantes:

 

  • Nunca deixe o peso na nuca durante o movimento de Roll Over, pare na altura das escápulas.

  • Para fazer o Boomerang o aluno deve estar craque no Roll Over, Roll Up, Corkscrew e Teaser. Não é à toa que existe uma progressão no método Pilates, um exercício prepara para o próximo.

  • Aproveite a posição das pernas para ativar sua Base Pilates, isto ajudará no controle do movimento.

  • Em caso de lesões na coluna e ombros pode-se descartar esse exercício.

 

Quem acha difícil lançar um Boomerang de forma a fazê-lo retornar, está precisando fazer Pilates para descobrir o real significado da palavra, Fazer o corpo ir e voltar com fluidez e controle, acionar o Power House, usar e abusar da flexibilidade e desafiar o equilíbrio, isso sim é difícil!

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.