Rolling Back

 

Pilates colocou exercícios como Rolling Back (ou Rolling Like a Ball) em seu repertório para trabalhar o Power House e a mobilidade em flexão da coluna lapidando a Curva C usada em muitos de seus exercícios. Além disso, o movimento em “mata borrão” massageia os músculos paravertebrais e promove relaxamento. Este é o primeiro exercício com postura invertida que o aluno aprenderá no MAT. Mesmo sendo um movimento oscilatório com a bacia ficando poucos instantes no alto, é importante para que os músculos comecem a treinar para sustentá-la nesta posição em outros exercícios.  

 

Posição Inicial: Sentado com o apoio entre o cóccix e os ísquios, os joelhos flexionados e afastados na largura dos quadris. Abrace as pernas com as mãos nos calcanhares puxando-os em direção aos ísquios. Cabeça relaxada a frente, com o queixo em direção ao peito e o nariz ficando entre os joelhos. Coluna em C e pés fora do chão.

 

Movimento: Mantendo a posição, acionar o Power House para balançar o corpo para trás até a base das escápulas. Volte a balançar para frente sustentando a posição de “bola”.

 

Pontos Importantes:

 

  • Manter a posição da cabeça entre os joelhos durante todo o movimento. É muito comum o praticante começar o movimento jogando a cabeça para trás. Além de tirar o foco do abdômen, fazer o aluno perder a Curva C, isto pode ser perigoso, pois há a possibilidade dele bater a cabeça no chão.

  • Os tornozelos devem ficar sempre próximos ao bumbum, evitando que o pilateiro dê impulso com as pernas para retornar a posição sentado.

  • Muitas vezes o aluno não tem uma flexão de coluna harmônica, normalmente há rigidez na região lombar. Quando isto ocorre, ele não está capacitado a fazer o rolamento porque se a coluna não estiver redonda o movimento acontecerá em bloco e o praticante baterá com a coluna no chão. Neste caso, trabalhamos apenas o equilíbrio, pedindo para o aluno tirar os pés do chão e nesta posição o ensinamos a acessar sua Curva C usando o abdômen.

  • Outra dica para ser usada com praticantes mais rígidos é apoiar as mãos atrás dos joelhos aumentando a distância entre as coxas e o abdômen. Podemos usar as pernas para fazer oposição a coluna, usando o peso para enfatizar mais e mais a flexão.

 

O Rolling Back parece brincadeira de criança, mas não é. Quando vemos alguém dizer que é fácil, colocamos um sorriso no rosto e desafiamos: “vai lá, bonitão, faz aí!”.

 

Veja mais exercícios da série clássica de MAT:

 

Hundred

Roll Up

Roll Over

One Leg Circles

Single Leg Stretch

Double Leg Stretch 

Spine Stretch

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.