top of page
  • Por Hellen e Monique

The Saw


O Saw (Serrote) é um exercício da série intermediária de MAT de Pilates. Tem o objetivo de trabalhar a respiração, focando na expiração completa (até a última molécula de ar sair dos pulmões), alongar a coluna e estabilizar a pélvis no movimento de rotação.

Posição Inicial: Sentado com a Coluna Neutra, pernas estendidas a frente com os pés em dorsiflexão. Braços estendidos e abduzidos na linha da escápula, ou seja,o pilateiro deve ser capaz de ver suas mãos no canto do seu campo de visão.

Movimento: Inspirar crescendo a coluna. Fazer a rotação do tronco a partir da cintura mantendo os ísquios firmes no MAT. Na expiração flexionar a coluna à frente sem perder a rotação. A ideia é “serrar” o dedo mínimo do pé com o mesmo dedo da mão contralateral, ao mesmo tempo que o outro braço alonga para trás o mais alto possível. Expirar todo o ar dos pulmões contraindo o abdômen. Retornar da flexão desenrolando a coluna e, em seguida, da rotação. Troque o lado.

Pontos Importantes:

  • Pode-se permitir que os joelhos iniciem um pouco flexionados caso o praticante não tenha flexibilidade suficiente para manter a coluna neutra na posição inicial.

  • A rotação tende a achatar a coluna. Por isso concentre no alongamento axial.

  • Certifique-se que o ísquio oposto a rotação esteja bem apoiado no chão.

  • Pense em levar os calcanhares para longe para ajudar na estabilização da bacia, sempre crescendo mais a perna do mesmo lado da rotação.

  • Relaxe a cabeça.

  • Um dos objetivos do Serrote é trabalhar a expiração longa, pois assim a troca de ar é mais efetiva, por isso não podemos esquecer da respiração.

  • Os movimentos de rotação e flexão de coluna combinados podem ser agressivos para colunas com lesões prévias, por isso avalie se a prescrição deste exercício é válida para seu cliente.

Ache o seu alongamento axial, torça e alcance (partindo do Power House) seu dedinho. Serre-o enquanto solta todo o ar. Isso mesmo serre o dedinho do pé, afinal ninguém mandou ele acertar todas as quinas que vê pela frente!!!

Veja mais exercícios da Série Clássica de Mat

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page