Variação do Swimming na Chair

 

O Swimming é um exercício Clássico que trabalha o fortalecimento dos músculos de toda a cadeia posterior e a coordenação. Nesta variação mantivemos os objetivos usando a Cadeira Combo. O recurso de acoplar a Meia Lua na Chair deixa o apoio mais confortável e dá mais liberdade ao movimento dos membros inferiores.

 

Posição Inicial: Desconectar os pedais da Combo para que fiquem independentes. Encaixar a Meia Lua sobre o assento da Cadeira. Apoiar a bacia no ápice da curva do acessório. Mãos no pedal. Pernas unidas e estendidas ao longo do corpo.

 

Movimento: Fazer uma pequena extensão cervical e torácica. Sustentar a posição no tronco elevando a perna direita e o braço esquerdo enquanto seus contralaterais descem. Alternar o movimento dos membros inspirando em uma troca e expirando na outra.

 

Pontos Importantes:

 

  • A extensão cervical e dorsal não é grande como no Swan. É apenas como se o praticante quisesse “tirar a cabeça da água”. Pense que o topo da cabeça quer ir para longe para não esmagar a cervical.

  • Uma diferença em realizar o Swimming na Combo é que a extensão do braço ocorre para baixo quando o aluno empurra o pedal, ou seja, quem estende é o cotovelo, ao passo que no MAT esse movimento ocorre no ombro. Desta forma, no aparelho, a alavanca  é menor, gerando menos carga para a musculatura posterior de tronco.

  • Outra diferença é que os membros inferiores tem mais espaço para o movimento de flexão da coxofemoral, porém o foco do exercício é a extensão, por isso o ideal é manter-se concentrado em elevar a perna o máximo possível sem desabar a região lombar. Como ocorre com a cabeça, pense que a perna está sendo puxada para longe para ganhar espaço articular e manter a crescimento axial.

  • Use seu Power House para sustentar a região lombar, moderar o movimento de extensão de tronco e manter a estabilidade.

  • O tronco deve ficar parado enquanto as extremidades se mexem. Não permita rotações ou flexão e extensão do mesmo.

  • A protração e retração da cintura escapular não existem neste exercício, somente os braços se movem.

 

O Swimming é um exercício difícil e vigoroso, porque cada parte do corpo faz um movimento diferente. Umas sobem, outras descem, outras querem ficar estáveis, isso acontece enquanto a cabeça luta para coordenar tudo e torce para não afogar. Também depois dele você será capaz de absolutamente tudo.

 

Veja mais:

 

Exercícios de Extensão de Coluna

Swan Dive na Cadeira

A Liberdade da Extensão

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.