Fortalecimento de Membros Superiores e Abdômen na Prancha de Molas com a Fitball

 

Quando o instrutor oferece a Fitball como apoio para as costas em um exercício na posição sentada, o aluno já imagina logo que ficará jogado confortavelmente nela como se estivesse esparramado no sofá de casa. Tratando-se de uma aula de Pilates, obviamente isso não será possível. A proposta é o pilateiro sentar-se sobre os ísquios e manter a coluna estável, com um apoio leve e constante sobre a bola enquanto executa os movimentos dos braços e aciona o Power House para que o tronco fique firme enquanto as molas tendem a jogá-lo para trás.

 

Posição inicial: sentado, encostado na Fitball com a bacia próxima a ela e mantendo o tronco perpendicular ao solo. As mãos seguram o bastão que está conectado à molas vindo dos olhais de cima da Prancha de Molas. Os cotovelos começam estendidos acima da cabeça.

 

Movimento: puxar o bastão para frente e para baixo até chegar próximo às coxas, então flexionar os cotovelos trazendo-o para perto do corpo e elevar até a posição inicial.

 

Pontos importantes:

  • Quanto mais o praticante estira as molas, maior será a tendência do peso do corpo sair de cima dos ísquios e o tronco inclinar para trás ou a lombar flexionar e fazer pressão sobre a bola. O ideal é o Centro de Força dividir a carga com os braços e desta maneira manter a estabilidade da coluna.

  • Tomar cuidado para que os ombros não tensionem, em especial quando estão flexionados acima de 90 graus, pois a tendência de compensações aumenta. O aluno deve elevar o braço baixando o ombro e abrindo o peito.

  • Pode-se executar variados movimentos de membros superiores, desde que os cuidados citados sejam tomados.

  • Este exercício é uma opção interessante para as gestantes, pois a posição é confortável para elas e promove um bom fortalecimento abdominal.

  • O Cadillac e o Wall Unit também podem ser utilizados, desde que o tamanho da bola seja adequado para que ela permaneça firme apoiada nas barras verticais.

 

Sempre que o aluno achar que o instrutor vai fazer um agrado, é melhor desconfiar. Essa raça maligna tem como lemas: “há males que vem para o bem” e “os fins justificam os meios”.

 

 

Veja mais:

Pilates com Acessórios

Vamos Cuidar das Gestantes?

 

 

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.