• Por Hellen e Monique

Swakate no Pilates Arc no Reformer


O Swakate é um exercício clássico de Joseph para fortalecimento de membros superiores e flexores laterais de coluna. Muitas pessoas não podem ficar com os joelhos apoiados por possuírem lesões prévias, por isso adaptamos o exercício com a ajuda do Pilates Arc ou Spine Corrector.

Posição Inicial: Encaixe o Pilates Arc ou o Spine Corrector no Reformer. Posicionar o corpo em DL, com a coxofemoral de baixo flexionada a 90 graus e a perna de cima estendida na linha do quadril. Braço de cima fechado junto ao tronco, cotovelo dobrado a 90 graus e mão segurando a alça. Mão de baixo apoia a cabeça.

Movimento: Fazer a flexão lateral do tronco e sustentá-la enquanto o braço move. A movimentação é a mesma do Swakate: esticar o cotovelo sem mover a articulação do ombro pensando que a mão quer alcançar longe. Mantendo o braço estendido começar o movimento circular do ombro até a mão apontar para o teto e nesse momento flexionar o cotovelo acima da cabeça. Fazer todo o movimento oposto para retornar começando com a extensão do cotovelo com a mão indo para cima, depois adução até a linha do corpo e flexão de cotovelo.

Pontos Importantes:

  • Pensar que alguém está puxando a perna de cima para longe para manter o alinhamento da bacia, pois as costelas vão em direção à bacia e não o contrário.

  • Manter os ombros largos e baixos, lembrando de ficar atento aos dois lados.

  • Aproveitar a mão da nuca para dar ideia de crescimento, como se estivesse fazendo uma tração na cervical.

Este é um exercício grande com muitos movimentos diferentes e alguns alunos podem se enrolar na execução. Caso isso ocorra há a possibilidade de fragmentá-lo, como por exemplo realizar apenas a flexão e extensão do cotovelo com o ombro parado ou fazer a movimentação do braço com o tronco apoiado no Arc, ou seja, sem subir na flexão lateral.

Veja mais:

Swakate no Reformer

Mãos Ativas em Prol do Abdômen

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.