Cross Over na Cadeira

 

 

O Cross Over é um exercício de nível intermediário da Série Clássica do Pilates na Cadeira Os objetivos são trabalhar o Power House, glúteos e parte externa e interna das coxas. Frequentemente é executado de maneira incorreta, podendo causar lesão no joelho que está em movimento ou sobrecarregando o membro inferior de apoio.

 

Posição inicial: em pé de lado para a Chair, pé de apoio (no caso do vídeo, o direito) próximo à base do aparelho. A perna de fora (esquerda) cruza pela frente da outra e o pé fica todo apoiado no pedal. A mão direita segura levemente na alça, enquanto a esquerda apóia no quadril para ajudar a manter o alinhamento.

 

Movimento: Descer o pedal até o final e subindo apenas até o ponto em que a bacia não rode e a sola do pé continue completamente virada para o solo.

 

Pontos importantes:

  • O membro inferior de apoio deve permanecer perpendicular ao chão. Alguns alunos descarregam a força sobre essa perna e tendem a deslocar a pélvis em direção ao aparelho.

  • Ambos os pés permanecem com as solas totalmente apoiadas, tanto no solo quanto no pedal. Desgrudar a do solo indica que está ocorrendo a compensação citada acima e desgrudar a do pedal significa que a amplitude da subida está exagerada e o joelho pode sofrer lesões.

  • Além de controlar para que não haja rotação na bacia, é preciso também evitar a anteversão. Peça para o pilateiro empurrar o ísquio do lado da perna em movimento para baixo e para trás e fazer o cóccix mirar para o chão.

  • Ativar a Base Pilates ajuda a manter a estabilidade e o alinhamento.

  • Caso o aluno segure a alça com força, é sinal de excesso de carga ou pouca ação do Centro de Força. Exagerar nas molas costuma levar a erros de execução, portanto não hesite em fazer uso de menos molas para melhorar a qualidade dos movimentos.

  • A volta do movimento jamais deve ser passiva pegando carona na tensão das molas. É preciso trabalhar a contração excêntrica da musculatura, manter a pressão do pé sobre o pedal fazendo força para frear a subida.

 

No Pilates não é necessário fazer cambalhotas e malabarismos para que o exercício deixe de ser do nível básico. Muitas vezes as manobras mais radicais não são vistas a olhos nus e ocorrem em amplitudes milimétricas nessa luta incansável para mantermos os alinhamentos.

 

 

Veja mais:

Standing Leg Pump - Side

Estabilizar a Pélvis Durante os Agachamentos Faz Toda a Diferença

 

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.